Prazo para artistas e músicos se beneficiarem da Lei Aldir Blanc vai até sexta-feira

A Prefeitura de Alegrete, através da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SECEL) e Diretoria de Cultura, reabre o Cadastro Municipal de Cultura, que ficará disponível até sexta-feira (21).

O cadastro serve para realizar a integração e a visualização das atividades culturais levando as informações para todo o país, sendo um diferencial para a divulgação, trazendo oportunidades. Além disso é muito importante para a qualificação jurídica na participação em eventos culturais públicos promovidos pela Prefeitura, e também é uma das exigências para o acesso aos editais da Lei Emergencial Aldir Blanc, sancionada pelo Governo Federal no mês de junho.

A coleta de dados é voltada para todos os setores ligados a economia criativa, profissionais e espaços ligados a cadeia produtiva cultural e artística:

MÚSICA: Artistas, técnicos, holdes, bandas, espaços de produção/apresentação musical, escolas de músicas, dj’s, operadores, corais …
ARTES CÊNICAS: artistas, produtores, auxiliares, técnicos…
DANÇA: escolas, instrutores, dançarinos, capoeiristas, estúdios, companhias…
ARTES PLÁSTICAS E VISUAIS: desenhistas, esculturista, colagem, pintores, gravuristas, xilogravuristas, serigrafistas, ateliês, artistas plásticos, litogravuristas, gravuristas em metal e congêneres, bem como a criação ou reprodução mediante o uso de meios eletrônicos, mecânicos, cibernéticos ou artesanais de realização
CINEMA, VÍDEO E MULTIMEIOS:artísticos e documentais, produtores, operadores, técnicos, cineclubes…
ARTESANATO: artesãos, feiras de artesanato, associações, ateliês, ….
MANIFESTAÇÕES POPULARES E FOLCLORE: cadeia produtiva carnavalesca, centros tradicionalistas, centro de manifestações culturais afro, comunidades quilombolas, circos, circenses…
LITERATURA: escritores, poetas, repentistas, editoras, livrarias, livreiros, bibliotecas comunitárias, sebos…
PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURAL: Centros culturais, casas de cultura, centro de memória,
É essencial que artistas, técnicos, produtores, gestores e todos os profissionais ligados à cultura e eventos se cadastrem. Essas informações vão nortear as futuras políticas culturais do município.

Os interessados deverão preencher o cadastro nos link’s abaixo, disponíveis em dois formulários:

Individual: https://docs.google.com/…/1kAC7nFjJX_Wwj7TVCRL7JHN0m7…/edit

Instituição/ Coletivos/Associações: https://docs.google.com/…/1kAC7nFjJX_Wwj7TVCRL7JHN0m7…/edit

Lembrando que o único impedimento para a adesão ao banco de dados é não residir no município de Alegrete e que não gerará direito ou expectativa de direito aos seus integrantes, os quais deverão atender aos requisitos legais para participação em eventuais programas, projetos e ações fomentadas pelo Poder Público.

Após o término das adesões à comissão (composta por integrantes do Governo e membros do Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC)), fará a validação dos dados enviados.

Fonte: DpCom/PMA