Prefeitura vai apertar fiscalização para retirada de fios de internet

A quantidade de fios de telefonia caídos ou enrolados em postes tem gerado transtornos em Alegrete.

A falta de ações efetivas para remover o material tem resultado em quedas de pedestres e interferências no trânsito, como registrado recentemente com um ônibus do transporte coletivo em uma rua do centro da cidade.

O prefeito Jesse Trindade dos Santos afirmou que a administração municipal tem acompanhado a situação e que foi solicitado apoio do Ministério Público para que as empresas tomem providências. Segundo Trindade, medidas mais enérgicas serão adotadas para cobrar soluções das companhias responsáveis.

Leia mais: Saúde suspende, temporariamente, atendimento em dois terceiros turnos

A Lei Municipal 6517/2022 estabelece normas para a manutenção e organização dos cabos e fios na rede aérea da cidade. O texto determina que empresas de energia elétrica, telefonia, internet e televisão a cabo identifiquem seus cabos, realinhem os fios soltos e retirem aqueles em desuso.

O regulamento também obriga a concessionária de energia elétrica a notificar as empresas usuárias dos postes para que realizem o alinhamento da fiação e removam os cabos sem utilização. Os relatórios dessas notificações devem ser enviados mensalmente ao Poder Executivo Municipal.

A norma também permite que qualquer cidadão, entidade ou representante do Poder Público solicite a remoção de fios excedentes, devendo a empresa atender ao pedido em até 24 horas após a abertura do protocolo.

Além disso, a legislação exige que os cabos sejam identificados com plaquetas contendo o nome da empresa e telefone de contato. As etiquetas devem ser instaladas a cada vão entre postes e ser confeccionadas em material resistente a condições climáticas adversas.

A Prefeitura segue cobrando providências das empresas para que a legislação seja cumprida e os transtornos causados pela fiação desordenada sejam solucionados.

Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigas
O mais novo Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
Jorge Newton de Souza Nunes

BAH. ESSA HISTÓRIA SE HOUVE DESDE O O PREFEITO ANTERIOR ASSUMIU. VAMOS VER SE AGORA COM A NOVA ADMINISTRAÇÃO SEJA FEITA ALGUMA COISA. OU ESTÃO ESPERANDO ACONTECER UM ACIDENTE FEIO.