Presidiário de Charqueadas morre de Covid-19; é o primeiro óbito de detento de regime fechado no RS

FILE PHOTO: Test tube with Corona virus name label is seen in this illustration taken on January 29, 2020. REUTERS/Dado Ruvic/File Photo

Segundo o diretor da prisão, homem de 55 anos era obeso e cumpria prisão por estupro de vulnerável.

Um preso da Penitenciária Estadual do Jacuí, em Charqueadas, na Região Metropolitana de Porto Alegre, morreu de coronavírus na segunda-feira (13), conforme confirma o diretor da casa prisional, major da Brigada Militar Fabiano Dorneles.

De acordo com a Secretaria da Administração Penitenciária, foi o primeiro caso de óbito por coronavírus em uma casa prisional de regime fechado no estado.

O homem de 55 anos havia apresentado sintomas e, depois de atendido na Unidade Básica de Saúde dentro do presídio, foi internado no Hospital de Charqueadas. Como o quadro apresentou piora, ele foi transferido para o Hospital de Clínicas, onde estava desde o dia 29 de junho.

O nome do detento não foi divulgado. Ele tinha obesidade, conforme a informação do major. Preso desde 2017, ele cumpria duas penas por estupro de vulnerável de mais de 40 anos.

Segundo o major, dos 2.250 detentos da Penitenciária, mais de 1 mil foram testados e 233 apresentaram teste positivo. Oito precisaram de internação, dos quais seis já receberam alta e um segue hospitalizado, além do detento que faleceu.

Todos os presos que apresentam sintomas são encaminhados para atendimento médico, garante o major. Os testes são realizados periodicamente e, em caso de teste positivo, eles são isolados em uma cela separado dos demais ocupantes da galeria.

Charqueadas tem, até esta terça, 244 casos confirmados e três mortes. A morte do detento ainda não foi contabilizada pelo boletim estadual.

Segundo a SES, o estado chegou a 1.060 óbitos e mais de 40 mil infectados.

Fonte: G1