Primeira semana do inverno com previsão de chuva forte em Alegrete

A primeira semana do inverno de 2021 no Rio Grande do Sul poderá será ser dividida em três partes: a primeira com mescla de sol e nuvens, a segunda com alerta para temporais e a terceira com ar seco e frio.

Com isso, a primeira metade da semana a umidade seguirá muito presente com manutenção da presença das nuvens, notadamente em trechos do Centro, Norte e Leste do Estado.

 

Durante a tarde o sol aparece entre  nuvens em diversas áreas com aquecimento devagar a tarde. Entre a terça e a quarta, contudo as nuvens diminuem embora ainda sigam presentes e, com isso, aumenta a amplitude térmica.  Seja como for, as mínimas poderão baixar de 10°C em muitas áreas, com marcas ao redor de 5°C nos pontos de maior altitude e máximas perto de 20°C. No fim da quarta-feira as nuvens aumentam no Oeste e pode chover.

 

Em Alegrete, o início de semana foi com sol entre nuvens e temperatura entre 7°C e 17°C. Entre quarta (23) e quinta-feira (24), há previsão de tempestades, com acumulado superior aos 50mm. As rajadas de vento devem alcançar 90km/h e há potencial para granizo. No sábado (26), outro episódio de chuva trará quase 15mm à região. O nível dos reservatórios aumenta, mas as atividades de campo ficarão quase paralisadas até o fim da semana que vem pela maior frequência de chuva na região.

A terça-feira (22), teve mínima de 9ºC e a máxima avança até os 19ºC. Amanhã (23), o tempo muda e a previsão é de chuva (21.1 mm), mínima de 11 e máxima 20ºC. Na quinta a chuva aumenta e as temperaturas também. A mínima será de 14º C e a máxima chega aos 20. A precipitação é de 33.7 mm para o dia 24. Na sexta-feira (25), a chuva cessa e a mínima cai para 11º C, com a máxima chegando a 20ºC.

 

A última semana foi pouco chuvosa no Rio Grande do Sul. Apenas na Zona Sul houve precipitação de até 25 milímetros. A temperatura mínima alcançou 0,7°C em Quaraí nos dias 16 e 18 de junho.

O inverno começa nesta segunda-feira (21), pouco depois de 00h30, e será menos chuvoso que o normal na maior parte do Estado. Apenas na fronteira há previsão de chuva próxima da média. E justamente nesta área é que choverá mais intensamente na quarta-feira (23).

Júlio Cesar Santos                              Fonte: Metsul e Somar Meteorologia         Foto: