Produção de azeitona de mesa e azeite de oliva no Capivari

Programa Olivais do Pampa já tem definida sua unidade demonstrativa em Alegrete

Programa pretende produzir azeitonas de mesa e azeite
O Programa Olivais do Pampa, que teve seu processo iniciado em junho, já tem definida sua unidade demonstrativa em Alegrete. O programa, que visa incentivar a implantação da olivicultura na região, terá como foco a produção de azeitona de mesa e o azeite de oliva.
Durante o período de inscrições, 14 produtores manifestaram interesse em ter uma unidade demonstrativa de oliveiras em suas propriedades. No processo de seleção, técnicos da Secretaria de Agricultura e Pecuária (SAP) da Prefeitura do Alegrete pré-selecionaram três áreas que apresentavam as condições mais adequadas para o plantio de oliveiras.
As áreas previamente selecionadas foram vistoriadas pelo engenheiro agrônomo responsável técnico pelo projeto no Rio Grande Sul, Emerson Goulart Menezes, que coletou amostras de solo para determinar qual propriedade oferecia melhores condições para a implantação do projeto e, após a análise, a área selecionada foi uma propriedade localizada no Capivari.
A propriedade selecionada, do produtor Josemari Fagundes Moura, irá ceder um hectare para a implantação da unidade demonstrativa, em que serão plantadas mudas de três variedades italianas de oliveiras: leccine, coratina e frontoio. A próxima etapa do programa é o cercamento da área, que receberá ainda neste mês os tratos culturais para implantação do olival. “A implantação da unidade deve ser o vetor para a adesão de novos produtores à cultura. Propriedades de qualquer tamanho podem participar”, explica o secretário de agricultura e pecuária, Alberto Prates.
Mudas de oliveira já estão no Viveiro Municipal