Produtores despejam 30 litros de leite na sede da AES Sul

Pelo menos 11 localidades seguem sem luz na Região Central

aessul

Prestes a completar uma semana do temporal que atingiu o Estado no último final de semana, pelo menos 11 localidades da Região Central seguem sem luz, e esse número pode ser ainda maior. A estimativa da AES Sul é que 180 clientes ainda estejam com problemas no fornecimento de energia. O motivo da demora no restabelecimento seria a falta de equipes necessárias para atender à demanda. Além disso, a concessionária admite não conhecer todos os casos.
Em São Pedro do Sul, a luz na área central foi restabelecida na terça, no entanto, pelo menos duas localidades do interior seguem sem luz desde sábado. Em Serra Alegre e Catanduva, a cerca de 12 quilômetros do Centro, mais de 100 famílias contabilizam o prejuízo desses seis dias sem energia elétrica. Tiele Schalemberg conta que liga para o telefone 0800 da AES Sul de hora em hora, e cada vez a reposta é diferente:
_ Cada hora é uma coisa. Um atendente diz que não tem previsão de retorno, outro fala que falta um caminhão, sem falar quando não atendem. Ficamos sem saber o que fazer_ reclama.
Em Santa Maria, um grupo de 10 moradores da localidade de Estância Velha, onde 13 famílias seguem sem energia, foi até a sede da AES Sul, na Rua Venâncio Aires, na manhã desta sexta-feira, para protestar pela falta de luz. Os manifestantes são produtores de leite e, para simbolizar o prejuízo, despejaram 30 litros de leite na recepção da empresa. Os moradores exigiam a presença do gerente, que até por volta das 10h30min, não havia chegado ao local. A Brigada Militar (BM) foi chamada pelos recepcionistas, mas não chegou a haver tumulto.
Karla Schmidtt, dona de uma propriedade em Passo da Capivara, próximo ao Frigorífico Silva, também procurou a sede da AES Sul nesta manhã. Após ligar mais de 30 vezes e não obter uma resposta para o restabelecimento da energia, Karla aguarda uma equipe que deve ir ainda nesta sexta-feira ao local.
_ É  um absurdo a forma como eles estão tratando o caso. Não nos dão atenção, cada um dá uma desculpa. E enquanto isso tudo vai estragando. Carne, peixe, tudo que tínhamos preparado foi para o lixo. E para piorar agora estamos sem água.
Ainda em Santa Maria, a localidade do Passo do Verde e a Vila Abrancos, no bairro Passo das Tropas, também registram casas sem energia elétrica.
Em Formigueiro (foto), onde pelo menos 27 famílias passaram o Natal às escuras, equipes da AES Sul trabalham desde o início da manhã no conserto de cerca de cinco postes que caíram com os ventos do temporal. Conforme Éder Siqueira, morador do Passo dos Maia, é possível que a energia retorne até esta tarde, já que equipes trabalham no local. Passo dos Brum é outro ponto da cidade onde a luz ainda não voltou.

Em Dilermando de Aguiar, pelo menos nove famílias de São José da Porteirinha estão sem energia elétrica. No município de Toropi , a localidade de Linha da Canoa também seguem desabastecida.
Conforme a assessoria da AES Sul, os atendimentos na Região Central estão sendo feitos de forma individual e em pontos isolados. Assim que os pedidos chegam à concessionária, equipes são deslocadas para o conserto da rede. Para todos esses casos, a previsão é que a energia seja totalmente restabelecida até o final desta sexta-feira.

Fonte: DIÁRIO DE SANTA MARIA