Programa Dissemina desenvolve atividades em Alegrete

Sob a coordenação do médico veterinário José Roberto Teixeira, o Dissemina vai atender 18 produtores das localidades do Jacaquá, Caverá, Lageado Grande, Durasnal, Rincão da Palma e Rincão do 28, com a revisão de cerca de 400 fêmeas

Programa Dissemina atenderá pequenos produtores de leite e de gado de corte
A Secretaria de Agricultura e Pecuária da Prefeitura de Alegrete dá andamento ao projeto Dissemina, programa estadual de incremento à qualidade genética de bovinos de pequenas e médias propriedades. O programa tem o apoio da Emater.
Diferente de outros municípios, devido as grandes distâncias entre as regiões atendidas, a equipe está implantando técnicas de Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF). Além de agilizar o processo, a técnica propicia maior eficiência, uma vez que é possível sincronizar um lote de vacas paridas ou novilhas e inseminá-las todas no mesmo dia, sem a necessidade de observação de cio.
Sob a coordenação do médico veterinário José Roberto Teixeira, o Dissemina vai atender 18 produtores das localidades do Jacaquá, Caverá, Lageado Grande, Durasnal, Rincão da Palma e Rincão do 28, com a revisão de cerca de 400 fêmeas. Concomitantemente a este trabalho, um convênio firmado entre SAP e o curso de Medicina Veterinária da Urcamp vai realizar exame andrológico nos touros das propriedades atendidas.
Para o secretário de Agricultura e Pecuária, o início das atividades do Dissemina em Alegrete é um grande avanço para o município. “É um trabalho em que os resultados virão a médio prazo. O programa vai fazer uma diferença enorme na questão genética para os pequenos produtores”, afirma.