Projeto Inovar para o Futuro, do PDT, tratou de educação em tempo integral

O PDT dentro do Projeto “INOVAR PARA O FUTURO” realizou no último sábado, dia 19 um grande passo para tratar da Educação como base para a transformação da sociedade. As “Cidades Educadoras” e a importância da “Educação Integral” foram os temas debatidos no evento da Virada Sustentável para o Desenvolvimento que o partido pretende levar como proposta não só com vistas ao processo eleitoral mas como ativismo dos trabalhistas e sobretudo da comunidade para promover transformações urbanísticas e colocar em prática projetos para criar espaços públicos de convivência, com a aproximação entre educação, saúde e cultura. O deputado Afonso Motta se fez presente ao evento que levou um bom público ao plenário da Câmara.

Sobre Cidades Educadoras conhecemos a experiência da Profª Drª Sandra Batriz Silveira enquanto prefeita de Esteio- ela partiu do princípio de que o desenvolvimento dos seus habitantes não podia ser deixado ao acaso, pois visa adaptar as suas abordagens aos novos desafios e necessidades sociais.

Na sequência com o tema “Desafios da Educação” a professora Marléa Ramos, destacou o papel do educador, seu comprometimento com a profissão que escolheu e que apesar dos pesares precisa estar conectado com as transformações que a globalização das informações e dos processos econômicos e políticos se apresentam, sobretudo esta relação, aluno, escola, pais e sociedade em constante evolução e/ou ebulição.

PROJETOS EM CURSO

A Escola Municipal Rural de Ensino Básico Costa Leite, Pólo do Jacaquá, através de sua Diretora Leni Rodrigues e Coordenadora Pedagógica Mirian Carvalho e do Prof. Rivadávia Leite apresentaram os projetos “Pedagogia da Roda Vida” e “Relógio Biológico do Corpo Humano” desenvolvidos na escola onde busca a partir de um processo de transversalidade do ensino integrar as matérias do currículo as necessidades inerentes ao meio ambiente rural da escola e partir daí tonar interessante a este aluno a possibilidade de apostar na possibilidade de continuar no campo e se desenvolver a partir daí.

Seguiu-se com a participação das alunas do ensino médio da Escola Particular Raimundo Carvalho, jovens Luiza Porto Alegre, Cecilia Molina e Izadora Manzado que a partir de um trabalho científico desenvolveram uma “Analise do Desenvolvimento no Programa, Bolsa Família do Município de Alegrete” concluindo da importância social e econômica do projeto como meio de diminuição das desigualdades sociais.

Por fim, a Escola Estadual Dr. Lauro Dornelles, através da Direção da professora Mirza Marli Gonçalves Nunes e corpo diretivo apresentou a “Escola Integral e Integradora” desenvolvido desde 2016 e implantado pelo então Secretario de Educação trabalhista Dr. Vieira da Cunha; segundo Mirza a escola diante das dificuldades econômicas enfrentadas pelo estado que reflete diretamente no educação, ainda assim a escola tem cumprido seu papel e atendido integralmente as crianças.

ATO DE FILIAÇÕES

Sob o comando do presidente Ver. Rudi Pinto e do Deputado Federal Afonso Mota e vereadores do PDT foram recepcionados e homologados novos filiados que vem se somar ao trabalhismo integrando-se nesta missão de Inovar para o Futuro, numa virada sustentável para o desenvolvimento:

– Drª Ana Cristina Porto Alegre, dermatologista;

– Cláudio Emilio Rodrigues Machado – funcionário público;

– Cleber Roberto M. Vieira, comerciário;

– Fausto da Silva Rios, eletricitário;

– José Luiz Machado de Andrade – Zezinho – presidente do Conselho Municipal de Saúde;

– Letícia Mafaldo Bitencourt, professora;

– Luciano Florêncio do Prado,

– Marilena Camargo, professora;

– Matheus Araújo da Silva, universitário da Unipampa e líder comunitário; e

– Renatha Cunha da Câmara, assessora parlamentar;

Assim o PDT pretende a virada sustentável para o desenvolvimento, uma proposta não só com vistas ao processo eleitoral mas como futura ação ativa dos trabalhistas e sobretudo à comunidade para promover transformações urbanísticas e na educação rural e colocar  em prática projetos para criar espaços públicos de convivência, com a aproximação entre educação, saúde e cultura.

Sivens Henrique Gomes Carvalho

Coord. GTrabalho – vice-presidente