Projeto piloto da Unipampa vai pavimentar com concreto a Avenida Tiaraju; as vantagens são muitas, dizem

Alegrete será palco de um projeto inovador na pavimentação urbana. A partir do dia 12 de março, a Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) iniciará um estudo piloto sobre pavimentação em concreto na Avenida Tiaraju, em frente à instituição.

O objetivo é testar uma alternativa mais sustentável e durável para vias urbanas, com expectativa de vida útil de até 30 anos e menor necessidade de manutenção.

Mudanças no trânsito

Para garantir a segurança e a mobilidade na região durante o período da intervenção, que tem previsão de duração de 15 dias, o trânsito no sentido centro-bairro da Avenida Tiaraju será desviado para a Avenida Caverá. Os motoristas devem ficar atentos à sinalização e às orientações para evitar transtornos.

Leia mais: Músico gospel alegretense, dono de empresa voltada ao comércio exterior é inspiração de sucesso

Vantagens da pavimentação em concreto

O pavimento urbano de concreto reforçado com fibras tem sido adotado em diversas cidades brasileiras como uma solução eficiente para o trânsito urbano. Entre os principais benefícios estão:

Alta durabilidade: Vida útil superior a 30 anos com manutenção reduzida.

Resistência: Suporte às cargas pesadas e às variações climáticas, reduzindo deformidades e trincas.

Sustentabilidade: Material reciclável, menor extração de recursos naturais e redução do efeito de ilhas de calor.

Economia de energia: A superfície clara reflete mais luz, diminuindo os gastos com iluminação pública.

Clique aqui para receber as notícias do PAT pelo Canal do WhatsApp

Evento de Larga Escala

Complementando a iniciativa, Alegrete sediará o Symposium Pavimento Urbano de Concreto – Ultra High Performance Pavements, no dia 18 de março de 2025, no Parque de Exposição Dr. Lauro Dorneles. O evento é organizado pela ABIFIBRA (Associação Brasileira da Indústria de Fibras para Construção Civil) e UNIPAMPA, com apoio da Prefeitura Municipal de Alegrete, Sindicato Rural de Alegrete e ABESC (Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Concretagem).

Entre os palestrantes confirmados estão especialistas renomados, como:

Prof. Dr. Carlos Marmorato (UNICAMP e Presidente da ABIFIBRA) – Pavimentos Reforçados com Macrofibras e Sílica do Arroz.

Eng. Álvaro Barbosa (ABESC) – Pavimento Urbano de Concreto.

Eng. Carlos Bassamino (R9 Engenharia) – Projeto e Execução: Cases e Obras de Pavimentação Rígida Reforçada com Fibras no Brasil.

Eng. Ricardo Alencar (ADCO) – Aditivos e Agentes de Cura para Pavimentação Rígida.

O evento oferecerá uma oportunidade única para engenheiros, gestores públicos e interessados em infraestrutura conhecerem melhor essa tecnologia e suas vantagens para a mobilidade urbana.

Para mais informações, os interessados podem acompanhar as atualizações nos canais oficiais da UNIPAMPA e da Prefeitura de Alegrete.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
O mais novo Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários