

Estiveram presentes a coordenação do curso – Prof. Paulo Silas Severo de Souza e Profa. Ildevana Poltronieri Rodrigues –, a supervisora de extensão – Profa. Amanda Meincke Melo –, membros da comunidade representando instituições atendidas pelo projeto – Aliriane Ferreira Almeida, diretora do Centro Cultural Adão Ortiz Houayek; Magna Rodrigues Souza, coordenadora do Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (CCFV); e Raul Barbosa, vice-diretor da EEEF Freitas Valle –, além de estudantes de graduação, em sua maioria ingressantes do primeiro semestre.
Clique aqui para receber as notícias do PAT pelo Canal do WhatsApp

Na ocasião, o projeto foi apresentado pela professora Amanda. Ela também mediou os relatos de experiências realizados pelos membros da comunidade externa e três estudantes extensionistas – Alessandro Velasques Oliveira, Milena Soares Ferreira e Matheus Martins Ciocca –, que desenvolveram seus planos de atividades, em semestres anteriores, em diferentes instituições – CCFV, EEEF Salgado Filho e EEEF Freitas Valle.
Clique aqui para receber as notícias do PAT pelo Canal do WhatsApp
Entre as experiências reportadas estão o desenvolvimento de ações culturais junto à Biblioteca Municipal Mário Quintana, o desenvolvimento de atividades sócio-educativas no Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e o apoio ao uso de Chromebooks em escolas públicas. Os membros da comunidade evidenciaram a importância da colaboração da Universidade com suas instituições, além de indicarem alternativas para os estudantes desenvolverem seus planos de atividades no primeiro semestre letivo de 2025.

O UNIPAMPA CIDADÃ – Engenharia de Software é um projeto de extensão universitária vinculada ao programa institucional UNIPAMPA Cidadã. O programa é uma das estratégias adotadas pela UNIPAMPA no processo de curricularização da extensão, que ampliou significativamente a carga horária dedicada a ações de extensão das universidades brasileiras a partir de 2023. Na edição atual do projeto vinculado ao curso de Engenharia de Software, que teve início no segundo semestre letivo de 2023, todos os estudantes ingressantes desde 2022, ao longo de um semestre letivo, devem desenvolver 60h de atividades comunitárias em instituições públicas, filantrópicas ou em organizações/associações da sociedade civil organizada que atendam, principalmente, pessoas em situação de vulnerabilidade. Entre as habilidades desenvolvidas estão autonomia, comportamento ético e responsável, além da comunicação interpessoal. Em 2024, cerca de 1.492 pessoas foram alcançadas pelas ações desenvolvidas pelos extensionistas.
Neste semestre letivo, são instituições parceiras do projeto: Secretaria de Promoção e Desenvolvimento Social / Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, APAE Alegrete, Centro Cultural Adão Ortiz Houayek / Biblioteca Municipal Mário Quintana, Escola Estadual de Ensino Fundamental Freitas Valle, Escola Estadual de Ensino Fundamental Salgado Filho, Escola Estadual Doutor Romário Araújo de Oliveira (CIEP) e Secretaria de Promoção e Desenvolvimento Social / Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.
Fotos: Unipampa Campus Alegrete