Promotoria e Brigada Militar reúnem torcidas organizadas e consulados de Inter e Grêmio

Na manhã desta terça-feira (23), foi realizada uma reunião na Promotoria de Justiça sobre as torcidas organizadas durante a realização do 39º EFIPAN.

A Promotora da Infância e Juventude, Luiza Trindade Losekann, coordenou a atividade e ouviu atentamente os representantes das torcidas organizadas e consulados. Primeiramente o Capitão Jean Quatrin, comandante do Esquadrão de Polícia Montada de Alegrete discorreu sobre algumas situações envolvendo torcedores no EFIPAN de 2018. No entanto, o comandante foi bem claro que a segurança no evento é o objetivo da polícia militar.

Ainda sem o resultado final do Comando sobre a vistoria, o Capitão revelou que na próxima quinta-feira (25), haverá uma nova visita ao estádio, porém acredita que existe 95% de possibilidades da Brigada Militar atuar dentro do Farroupilha.

As torcidas organizadas de Inter e Grêmio estão autorizadas a entrar uniformizadas e com a tradicional charanga. Bandeiras vão receber restrição, somente com materiais de hastes flexível. Cuias, bomba de chimarrão, rádio com pilhas e capacete não entram no estádio. A organização está criando uma espécie de guarda volume para receber alguns capacetes. Item de responsabilidade da organização, já que a entrada dentro do estádio está vetada.

Nesse ano não será permitido o acompanhamento dos ônibus da dupla Gre-Nal. Por medida de segurança, a BM fará a escolta das delegações na chegada do estádio. Fogos de artifícios e sinalizadores estão proibidos em torno do municipal. Em dia de clássico Gre-Nal, as torcidas terão acesso ao estádio em portões distintos. Não será permitida a entrada de bebida alcoólica, nem tão pouco, a comercialização dentro do estádio.

A promotora Luiza Losekam, explicou que é preciso ter a conscientização de que a competição é realizada para crianças. E a responsabilidade é de todos. “Precisamos dar exemplos. Fazer uma festa bonita. Família, todos unidos”, destacou a promotora. O Consul do Grêmio em Alegrete Adão Ramos, falou da recepção a delegação tricolor e alertou que a torcida deve ter um exemplo positivo. Já o cônsul colorado Vilmar Freitas relatou o trabalho conjunto dos consulados e que uma série de medidas serão tomadas a fim de resguardar a segurança de todos.

Um dos pontos bastante discutidos na reunião foi a participação de torcidas organizadas vindas de outras cidades em dia de Gre-Nal. Os chefes das torcidas organizadas locais, ficaram ciente da responsabilidade. Conforme explanado pela Brigada Militar, em relação a qualquer envolvimento de torcedores das organizadas em brigas dentro e nas imediações do estádio, as duas torcidas serão punidas e não será mais permitida a entrada de charanga e bandeiras.

Com a presença do Diretor da Guarda Municipal Angelo Tertuliano, da Secretaria de Educação e Esporte Márcia Dorneles, Tenente Gerson da Brigada Militar, Mohamed Ahamed Diretor do Flamengo, representantes das organizadas locais do Inter e Grêmio e convidados, a reunião encerrou com o comprometimento de todos zelando pela paz no estádio.

Júlio Cesar Santos