Raça Forte em Bombachas é referência em fabricação da pilcha

A ideia de confeccionar pilchas iniciou ainda em 1998, quando a proprietária Maria Júlia que possui curso de corte, costura e modelagem industrial já havia trabalhado em uma loja de vestidos de noivas. Ela fez um vestido para sua filha e, logo as suas amigas gostaram e começaram as encomendas e, com isso surgiu a visão que poderia ser um bom negócio. Em pouco tempo, estavam com um ateliê montado.
DSC00761
Devido a diminuição da procura de vestidos de prenda, saias de armação, trajes e o aumento da procura de bombachas, a ideia foi mudar e se adaptar ao mercado, explica Tiago Porto, administrador da empresa. Em 2007 começaram a focar só na confecção de bombachas.
IMG-20140915-WA0019
Com uma área de produção de 209 metros quadrados, a fábrica possui maquinário com tecnologia de ponta, o que dá condições de produzir bombachas com uma excelente qualidade. Hoje, a marca “Nova Raça” vai além do RS e veste gaúchos de Santa Catarina e do Paraná.
A pilcha tanto usada por peões nas lidas campeiras, hoje, naturalmente, veste gaúchos e prendas urbanas. Primeiro, a fábrica abastecia consumidores de Alegrete e lojistas da região. Logo, o consumo extrapolou a região e se expandiu pelo Estado.
Tiago explica que tiveram que transformar um pequeno ateliê em uma indústria de bombachas. Hoje, o Alegrete produz uma bombacha conhecida no RS e outros estados pela qualidade dos seus produtos, salienta.
FABRICA DE BOMBACHAS 1
A mão de obra de costureira, que praticamente está em extinção, não é problema na fábrica. A maioria das costureiras é natural de Alegrete.
Eles atuam com 12 profissionais, sendo três homens e nove costureiras, a maioria de Alegrete. A empresária Julia diz que não encontram muita dificuldade, pois não exigem experiência na área. -Damos oportunidade há quem deseja e se interessa em ser um profissional da indústria do vestuário e treinamos esses profissionais.
SAFRA DO MOMENTO 
Agora a safra é farta e a produção da pilcha tradicional gaúcha aumenta cerca de 50%. A safra do momento tem uma grande demanda na Semana Farroupilha. Pilhas e pilhas de bombachas de todos os tamanhos e estilos estão prontas para entrega.
E com força, tenacidade e trabalho da família Porto a indústria, nesta época, respira a pilcha tradicional do RS. Produz 2.600 peças por mês, cerca de 130 bombachas por dia.
IMG-20140915-WA0023
O sucesso não para e os planos e projetos da empresa de Alegrete que está sempre se atualizando já estão definidos . O administrador, Tiago Porto, diz que pretende aumentar a produção em 30% para 2015, para atender mais municípios do RS e de outros estados, gerando mais oportunidades de emprego para novos profissionais.
IMG-20140915-WA0029
Fotos: arquivo pessoal e Flaviane Favero