Rio Ibirapuitã, em Alegrete, segue acima do nível e três famílias estão desabrigadas

A Defesa Civil está em alerta devido ao nível do Rio Ibirapuitã em Alegrete. De acordo com Sidomar Roballo, coordenador da Defesa Civil no município, há um monitoramento em regiões ribeirinha nos bairros Macedo, Vila Nova, Santo Antônio e Sepé Tiaraju.

As equipes realizam orientações e assistência as pessoas desalojadas. Nesta segunda-feira (28), três famílias do estavam abrigadas em barracas no bairro Santo Antônio (2), Vila Inês (1). Pela aferição da Defesa Civil, nesta manhã o rio estava 8,80 cm acima do nível. A reportagem do Portal Alegrete Tudo, divulgou no final de semana a medição oficial da Defesa Civil que trabalha com uma diferença de 1,30 cm em relação a da CPRM. A Defesa Civil está de plantão e o telefone para contato são: 99147.7276 ou 3961-1606.

Já uma outra fonte de aferição CPRM, tem uma diferença entre os dados. 

Conforme o Boletim Extraordinário do Sistema de Alerta Hidrológico da Bacia do Rio Uruguai (SAH Rio Uruguai), que usa outro método de aferição do rio, a estação de monitoramento em Alegrete da CPRM localizada no Bairro Rui Ramos, os dados hidrológicos mostram que o rio está com 10,04 cm fora do nível. Nas últimas 24 horas subiu 63 cm, e a previsão é que nas próximas 4 horas, alcance os 10,15 cm. A cota de inundação do Rio Ibirapuitã é de 9,70.

 

O Ibirapuitã subiu devido as chuvas nas cidades de Santana do Livramento e Alegrete. No município, o acumulado nas últimas 24 horas registra um acumulado de 66,3 mm na estação pluviométrica convencional da CPRM.

 

 

Júlio Cesar Santos