RS registra queda de árvores, vento de 104 km/h e chuva na madrugada

Previsão é de que chuva forte atinja todo o Estado durante a manhã

chuva

Queda de árvores, rajadas de vento e chuva marcam a madrugada desta quinta-feira no Rio Grande do Sul depois do calorão registrado no Estado nos últimos dias.

Conforme o sistema Metroclima, por volta das 2h, as rajadas de vento variaram entre 75 e 80 km/h em Porto Alegre. O vento chegou, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a 104 km/h em Cruz Alta — o Corpo de Bombeiros registrou destelhamentos, queda de cinco árvores e de dois postes de energia elétrica.

Assim como durante a quarta-feira, há registro de falta de luz no começo desta quinta-feira em Porto Alegre, no Centro e no bairro Cidade Baixa. Ainda na Capital, pelo menos quatro árvores caíram durante a madrugada: uma na Rua Félix da Cunha, no bairro Moinhos de Vento, outra do pátio da Escola Estadual Duque de Caxias (foto abaixo), no bairro Azenha, uma terceira na Avenida Joaquim Porto Villanova e a quarta na esquina das ruas Américo Vespúcio e Portugal, no bairro Auxiliadora.

Árvore caiu do pátio da Escola Duque de Caxias, no bairro Azenha Foto: Carlos Macedo, Agência RBS

Esta última foi a que provocou mais estragos, derrubando um muro, atingido uma casa no bairro Jardim do Salso, derrubando fios e um poste e bloqueando a via por alguns minutos. O Corpo de Bombeiros já removeu a árvore, mas a falta de luz segue na região.


Galhos na Avenida Joaquim Porto Villanova, no bairro Jardim do Salso. Foto: Carlos Macedo, Agência RBS
Na esquina das ruas Américo Vespúcio e Portugal, no bairro Auxiliadora, o leitor Lucas Achutti também registrou uma árvore caída na via (foto abaixo), por volta das 3h.

Foto: Lucas Achutti, Arquivo pessoal

Nas estradas também houve problemas. Meia pista da BR-290 chegou a ficar bloqueada por cerca de meia hora para a retirada de árvores que caíram no Km 185, próximo a cidade de Butiá.
Há registros de chuva forte em Santa MariaSantiagoAlegrete e Bagé, onde os bombeiros também atenderam a um chamado sobre queda de árvore. Foi por volta das 21h de quarta-feira, na Rua Juvêncio Lemos, no Centro. A árvore vai ser removida durante a manhã desta quinta.
A previsão é de que a chuva que já atinge as cidades próximas da fronteira e no centro do Estado atinja todo o RS até o começo da manhã. A chuva perde a força durante a tarde, mas continua sendo registrada.

Fonte: Zero Hora