Santa Casa: Semana da Enfermagem abordou a saúde planetária

Entre os dias 12 e 16 de maio, a Santa Casa de Alegrete promoveu a Semana da Enfermagem, período que reuniu trabalhadores, estudantes, docentes e gestores para buscar alternativas para um mundo mais justo, saudável e sustentável.

A Semana da Enfermagem é comemorada em todo o país, de 12 a 20 de maio, período definido entre o dia do Enfermeiro (12) e o dia do Parteiro, Técnico e Auxiliar de Enfermagem (20). 

Neste ano, a Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn) promove a 86ª edição da Semana Brasileira de Enfermagem (SBEn), reafirmando uma tradição histórica de mobilização, formação e fortalecimento da Enfermagem no Brasil. O tema central desta edição, coloca em debate o papel transformador da Enfermagem diante dos desafios da saúde planetária — um conceito que integra saúde pública, preservação ambiental e justiça social. Em um contexto de mudanças climáticas, crises sanitárias e degradação dos ecossistemas, a Enfermagem é chamada a atuar criticamente, repensando práticas, processos formativos e políticas públicas.

Segundo a enfermeira Luziane Franco, que integra a comissão organizadora do evento, este tema proporcionou uma discussão de questões ambientais que impactam diretamente na saúde humana. “Nós, profissionais de enfermagem, assumimos um papel importante na promoção da sustentabilidade e na preservação da vida em todas as suas formas”, acrescentou.

Nesses dias, aconteceram palestras e oficinas, desenvolvidas nos turnos da manhã, tarde e noite. O destaque ficou por conta de atividades de capacitação e momentos de trocas de experiências, que contribuiu para o crescimento técnico e humano dos participantes. “Celebrar essa semana é, acima de tudo, reafirmar o compromisso da Santa Casa com a qualidade da assistência e com o respeito a quem cuida. É um momento de orgulho e união para todos nós da enfermagem.”, comemorou.

Já a Enfermeira Taiana Ribeiro, responsável técnica pelo serviço de enfermagem da Instituição, enfatiza a importância destes momentos de educação continuada pra a atualização do profissional, troca de experiências e também, para proporcionar momentos de reflexão sobre o cuidado com o paciente e o próprio cuidador. A enfermeira aproveita para parabenizar os profissionais da categoria por todo o trabalho desenvolvido nos diversos cenários de atuação.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
O mais novo Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários