Saúde empenha compra de mais de três mil testes rápidos para Alegrete

A testagem de sintomáticos e seus familiares é um questionamento que muitos fazem em Alegrete.

Conforme protocolo da Secretaria da Saúde do RS estão testando pacientes com síndrome gripal atendidos nas ESFs e hospital, conforme nota informativa  15/ COE/SES RS.

Tanto o Hospital Santa Casa de Caridade, como a Secretaria Municipal da Saúde tem testes que podem ser aplicados em caso de necessidade. No total são três mil testes rápidos.

Só a Secretaria da Saúde também dispõe de 360 testes rápidos Wondfo ( Ministério da Saúde) e 1.650 Abbot adquiridos pela Município. E de acordo com a Secretaria Haracelli Fontoura, dia 19 foi empenhado a compra de mais cinco mil testes rápidos.

Ao ser testado e positivado, a orientação e que a pessoa fique em isolamento. E se no caso ele tiver mais pessoas na casa que teve contato, estes, também, devem ficar por 14 dias em isolamento e só a fazer o teste se apresentarem sintomas.

A Dra. Marilene Campagnollo, que integra o Comitê de Combate ao Coronavírus informa que para testar todos, é preciso ter recursos, porque cada teste rápido custa 80 reais e o PCR  mais de 120.   E o Ministério da Saúde não vai mandar mais testes para o Município, coloca.

– Temos que ser criteriosos, porque podemos testar uma pessoa e negativar e daqui uns dias ela realmente precisar e poderemos não ter o teste, salienta. Ela informa que a Prefeitura vai encomendar mais 300 testes e PCR, para serem utilizados nos exames de pacientes de Alegrete no laboratório de São Gabriel.

Vera Soares Pedroso