Secretaria da Saúde anuncia chegada de quatro médicos cubanos em Alegrete

A Secretária da Saúde Bianca Cassaroto informa que quatro médicos cubanos estão chegando à cidade, possivelmente ainda nesta semana.

Eles vêm pelo 20º ciclo do Programa Mais Médicos contratados pelo Ministério da Saúde . Os profissionais vão assumir em ESFs de Alegrete, um no lugar do que saiu da ESF Vera Cruz. Também tiveram perdas de médicos por conta do término do contrato do Mais Médicos às ESFs Rondon, Macedo e Prado. Nestas 4 unidades básicas de saúde são atendidos cerca de 25 mil pessoas. Ainda tem mais 7 médicos que foram contratados e que vão ajudar a melhorar o atendimentos nas Estratégias de Saúde da Família do Município.

Os quatros médicos que deixaram suas atividades tiveram seus contratos findos no Programa Mais Médios, depois de seis anos em Alegrete.

As comunidades atendidas nestas unidades de saúde como da Vera Cruz já estavam apreensivas de ficar sem atendimento e, no dia 27, fizeram um protesto solicitando a permanência do médico daquela unidade de saúde.

A Secretária Bianca Cassaroto diz que chegaram a enviar ofício ao Ministério da Saúde para ver a possibilidade do Município contratá-los, pelo menos, por seis meses durante a pandemia do corononavírus, mas ainda não receberam retorno sobre esta demanda.

Com o anuncio da vinda desses profissionais cubanos, os moradores dizem que estão mais tranquilos, porque às comunidades e pacientes não ficarão desassistidos em Alegrete.

Vera Soares Pedroso