A iniciativa foi para que a data especial não passasse em branco. A família preparou e homenageou a centenária, Enedina Cornélio de Bairros, com um drive thru.
Não é todo dia que se faz aniversário e também não é sempre que se enfrenta uma pandemia que já é considerada o desafio de uma geração. Com o avanço da Covid-19, as pessoas estão precisando manter o isolamento social para evitar a disseminação do novo coronavírus, independentemente do momento.
Por isso, essa quarentena tem sido um desafio e tanto para que a data especial não passe sem alguma comemoração. Ainda mais quando se completa um centenário de vida muito bem vivido e com muita saúde e amor.
Durante as manifestações de carinho, ela não escondeu a emoção. Os familiares prepararam tudo com muito carinho. Antes da pandemia, a programação era muito diferente, porém, há situações que fazem o ser humano inovar e os eventos entre tantas outras iniciativas também se moldaram. O drive thru, conforme explicou Jorge, foi a maneira de celebrar a vida e a saúde da centenária. Eles fizeram uma faixa e os familiares e amigos passavam pelo local, em frente à residência onde recebiam um regalo. Todos demonstravam seu amor pela Enedina e o carinho que todos têm por ela. Diversas vezes, ela se emocionou.
Um pouco da história de Enedina.
A centenária nasceu no terceiro distrito de São Francisco de Assis, casou-se aos 28 anos, teve quatro filhos e sempre residiu na área rural com o esposo.
Eles trabalhavam com agricultura, pecuária e nas demais lidas campeiras.
Ao ser questionada pela reportagem se já havia passado por alguma situação como esta, ela ressalta que lembra que sua mãe contava que houve uma gripe muito forte, gripe espanhola, ela ainda não era nascida pois foi em 1918.
Sempre muito lúcida e com muito vigor, Enedina trabalhou até os 70 anos, quando os filhos decidiram trazê-la para residir com eles na cidade, em Alegrete. E, desde então reside com um dos filhos, Jorge.
Assim que saiu do campo para a cidade, a centenária ficou viúva. Durante estes longevos anos de existência, Enedina disse que o grande segredo para estar bem é não ter ódio de ninguém, ter muita fé e demonstrar sempre o amor pelas pessoas. Viver feliz é o melhor remédio pra todas as mazelas diárias.
Ela sempre teve uma bela disposição pra vida, é uma pessoa de fácil relacionamento, tem muitos amigos e é querida por todos, é uma pessoa muito religiosa e de muita fé.
Além dos seus quatro filhos, ela tem seis netos e três bisnetos, gosta de celebrar a vida , inclusive sempre está incentivando as pessoas com muita positividade.
O cantor Gui Mendes que completou 100 dias sem show, fez uma homenagem a idosa da sacada do seu apartamento.
Flaviane Antolini Favero