As atividades, que envolvem mais de 500 estudantes de escolas públicas, seguem até sexta-feira, 11 de outubro, e têm como objetivo conscientizar sobre a preservação dos recursos hídricos.
No primeiro dia, os alunos visitaram as estações de tratamento de água da Corsan, onde receberam explicações detalhadas sobre o ciclo da água. Foram abordados temas como a captação em fontes naturais, incluindo rios, lagos, açudes, poços ou barragens, e o processo de purificação pelo qual a água passa antes de ser distribuída aos consumidores. Além disso, os estudantes participaram de palestras que alertaram sobre os impactos ambientais do descarte inadequado de lixo e resíduos nas fontes de água.
Homem é flagrado no telhado de uma casa; à BM disse que estava recolhendo cabos soltos
Em Alegrete, os alunos da Escola Salgado Filho participaram do plantio de árvores frutíferas na estação de tratamento de água. Durante a atividade, foi destacado o papel das raízes das árvores na manutenção da qualidade das águas subterrâneas e na proteção de corpos hídricos como rios, lagoas e lagos. As árvores também foram mencionadas como essenciais para a regulação dos ciclos de chuvas e para a mitigação de grandes inundações em áreas urbanas.
Alegretense acalentou por 41 anos o sonho de conhecer sua terra: “foi emocionante “, disse
Os estudantes também foram informados sobre a importância das árvores no processo de transformação do gás carbônico em oxigênio, fundamental para a preservação da vida na Terra.
As escolas interessadas em participar das visitas e palestras podem obter mais informações e agendar atividades pelos telefones (55) 99648-1777 e (55) 99913-3717.