Sete detentos seguem foragidos após fuga do presídio de Caçapava do Sul

Susepe admite que estrutura da prisão é deficiente

 Elisandro Teixeira de Oliveira, 31 anos: condenado por homicídiol recapturado: Brigada Militar (o terceiro da esq. para dir. da primeira linha)

A Brigada Militar (BM) continua a busca por sete dos oito detentos que fugiram do Presídio Estadual de Caçapava do Sul, na Região Central, na manhã de domingo. Um deles foi recapturado de tarde pela BM após ser avistado em frente a uma farmácia na Rua Benjamin Constant, no Centro do município.

O delegado regional da Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe), Armando Maciel, atribui a fuga às deficiências na estrutura física da prisão, que foi inaugurada na década de 1970. Ele estava em reunião na manhã desta segunda-feira (29) para tratar do assunto.

Fuga
A fuga dos presos ocorreu por volta das 9h de domingo (28). Eles fugiram por um buraco que fizeram no teto de uma cela. Depois de passar pelo buraco, os presos se arrastaram pelo forro do teto e escaparam pelo Cemitério Municipal, que fica ao lado do presídio.

Dois agentes penitenciários estavam de plantão no momento da fuga. Eles teriam revistado as celas por volta das 20h de sábado (27) e não constataram nenhum problema na estrutura. Eles só perceberam a fuga no dia seguinte, no momento da conferência dos presos, quando havia quatro agentes trabalhando e o chefe da segurança. Um policial fazia a guarda externa em uma guarita no pátio. A estrutura fica no lado oposto ao local onde os presos saíram. Nesse lado, existe outra guarita, mas está desativada.

A BM faz buscas na região para tentar localizar os fugitivos. A Susepe considera os fugitivos perigosos, já que entre os presos há condenados por homicídio. Quem tiver informações sobre o paradeiro dos foragidos pode ligar para o 190 da BM ou para a Susepe no (55) 3226-8221.

Os foragidos
– Adilson de Mello Silva, 37 anos: condenado por roubo e furto
– Bruno dos Santos Garcia, 21 anos: preso provisório por homicídio
– Elisandro Teixeira de Oliveira, 31 anos: condenado por homicídio (recapturado pela BM na tarde de domingo)
– Jocemar Nubias, 25 anos: condenado por latrocínio
– Marcelo Nunes Vargas, 28 anos: condenado por tentativa de homicídio
– Marcio Rodrigo Machado Rodrigues, 27 anos: condenado por roubo
– Rafael Menezes Alves, 20 anos: preso provisório por homicídio
– Joel Marcos Andreatta Borges, 25 anos: condenado por roubo

Fonte: Rádio Gaúcha