Sindicato fecha acordo coletivo de reajuste de salário a trabalhadores de mercados de Alegrete

O Sindicato dos Comerciários de Alegrete desde junho vinha realizando a negociação da Convenção Coletiva de gêneros (Mercados). A presidente  do Sindicato, Elaine Muller, disse que a negociação foi muito complicada, mas dentro do possível ainda foi possível um valor maior que o aumento do salário mínimo autorizado pelo governo Federal que é de 22 reais.


O salário base negociado pelo sindicato ficou em 1.340,00 de junho a dezembro de 2020 1.353,00 de janeiro/21 a 05/21. Tudo foi feito online -Consideramos uma vitória, porque conseguimos 1,08% acima do INPC, considerando que a oferta feita pelo patronal seria um piso de 1.338,00, mesmo sendo um setor que nunca parou e os trabalhadores estão na linha de frente nesta pandemia. Seria muito difícil para o trabalhador se não houvesse o sindicato para fazer está intermediação.(patrão x empregado),destacou  a sindicalista.


As diferenças salariais serão pagas no mês de setembro/20 junto com a folha do mês.
Também houve aumento do bônus para os feriados, de 55 passou para 60 reais por 6 horas de trabalho e uma folga em até 30 dias para os sindicalizados, os não sindicalizados somente a folga.
Dentro destas negociações foram mantidas todas cláusulas contidas na Convenção Coletiva anterior, mantendo assim o Auxílio Creche ,Auxilo Escola,Quebra de Caixa, Quinquênio e outras.

Fotos de arquivo

Vera Soares Pedroso