Somente em 2 dias a Guarda Municipal recolheu mais de 10 animais das ruas

O excelente trabalho da Guarda Municipal tem sido intensificado nos últimos meses, no recolhimento dos animais soltos em via pública. Todos os dias os recolhimentos são feitos, mas em algumas situações as operações têm um resultado ainda mais eficiente.

Nesta semana foram mais de 10 animais somente em dois dias, além de uma denúncia de burricos que estavam na Conceição e ficavam próximo à rodovia. No total foram mais de 15 animais apreendidos em três dias.

Conforme o diretor da Guarda Municipal, Ângelo Tertuliano, esse trabalho demanda muito tempo, pois em algumas situações colocar os animais dentro do caminhão é um desafio, por que há aqueles mais ariscos que levam cerca de meia hora ou mais, somente pra colocá-los no veículo. Porém, toda ação é feita com muito cuidado e atenção para que não haja animais feridos.

Na sequência, eles são levados ao potreiro da Prefeitura Municipal de Alegrete e ficam à disposição do proprietário por dez dias. Se neste período não aparecer, o animal vai para doação ou leilão. Todo processo demora em torno de 45 dias. Ângelo comenta que para retirar a multa é de R$ 249,00 mais o transporte que também é de R$ 249,00. Além de 35 reais por dia. Esse é o custo do animal no potreiro.

Após os dez dias, o animal fica por mais 30 dias no local e depois é doado ou leiloado. A preferência são entidades como equoterapia, ONGs de proteção aos animais e produtores rurais cadastrados. A única regra é que esses animais não podem ser vendidos ou doados. Caso isso aconteça, a pessoa assume todos os valores pendentes na prefeitura quanto ao período em que ele ficou no potreiro.

Todo esse trâmite é de responsabilidade da Guarda Municipal. Em pouquíssimo tempo o número de cavalos em vias públicas diminuiu consideravelmente depois das ações dos guardas municipais. É importante que a população denuncie ao 153.

Todo valor arrecadado vai para um fundo de proteção dos animais.