“Transporte Público” lota Câmara de Vereadores

Na noite gelada de terça-feira (23), um grande número de usuários do transporte público municipal lotou o plenário da Câmara de Vereadores para reivindicar melhorias no serviço.

A audiência proposta pelos vereadores Jeferson Bruning (PDT) e Cleni Paz (PP), contou com a participação de representantes de associações, conselhos e das empresas Vaucher e Nogueira.

DSC08001

Entre os assuntos abordados, a segunda catraca e a emissão das carteirinhas de isenção de pagamento para idosos e portadores de necessidades especiais, foram os mais polêmicos. Nas demandas foi solicitado a substituição das catracas por um fiscal. A assessoria jurídica das empresas afirmou que implementação da catraca foi preciso, após o Ministério Público ter questionado a exatidão nas variáveis. Quanto a emissão das carteirinhas, o Dr. Fábio Boeira, informou que há dificuldades muitas vezes de entender até mesmo os formulários preenchidos pelos médicos.

DSC08024

Ampliar o itinerários das linhas, renovação da frota, criação do fundo de mobilidade urbana, campanhas para educação no trânsito, rampa de acessos nas paradas, foram alguns dos outros pedidos.

A promotora, Drª Cristina Schmitt, aguarda um plano técnico para saber da legalidade da colocação da segunda catraca.

DSC08030

O espaço aberto para manifestações deu a oportunidade do público expor as principais dificuldades.

DSC08004

Ieda contou que já caiu ao descer do ônibus, e foi ignorada pelos funcionários da empresa que não prestaram atendimento.

DSC08014

João Nogueira, afirmou que não admite que os servidores da empresa não prestem o serviço com dignidade. Por isso pede que os usuários fiscalizem e denunciem tais atitudes. Informou que vai estender até a meia-noite o itinerários dos ônibus adaptados para pessoas portadoras de necessidades especiais, atendendo a demanda do presidente da AFAD, Paulo Ricardo.

Gilson Vaucher expôs alguns dados, revelando que só após a colocação da segunda catraca tiveram como saber quantos usuários não pagantes utilizam o transporte.

DSC08003

Para finalizar, os diretores das empresas disseram que só vão renovar a frota, quando o prefeito cumprir o TAC e arrumar as ruas.