UPA: começa uma nova fase na saúde pública em Alegrete

a upa
A partir das sete horas deste 30 de Dezembro, a população de Alegrete passa a contar com a UPA – Unidade de Pronto Atendimento, um serviço voltado à urgência e emergência. O modelo é o mesmo criado em Manchester, na Inglaterra, nos anos 90. O formato foi tão bem recebido, que logo outras cidades inglesas e de outros países seguiram a proposta. No Brasil, as UPA’s já estão em atividades em muitos Estados, e agora, Alegrete passa a contar com essa grande conquista para os atendimentos emergenciais.
A UPA pode ser considerada um mini hospital, pois sua estrutura física e humana é muito diferente dos sistemas convencionais dos PSM’s. Sem contar com os incontáveis equipamentos, avaliados em mais de 1,1 milhão de reais. Dos benefícios do novo serviço, o menor tempo de socorro e o aumento das chances de sucesso nos procedimentos, são as grandes vantagens das UPA’s. O sistema de avaliação do paciente na chegada à unidade, passa pela identificação de pulseiras que, conforme a cor, indica se o atendimento é imediato ou pode esperar de 10 a 120 minutos. Para isso, são levados em conta os sinais vitais, saturação de O2, nível de dor e outros.
São 50 profissionais, entre plantonistas fixos, técnicos de enfermagem, enfermeiros, recepcionistas, bioquímicos, farmacêuticos, assistentes sociais e outros. Médicos, serão dois clínicos na manhã e tarde e, no período da noite,um clínico e um pediatra.
Para o Prefeito Erasmo Silva e a Vice Preta Mulazzani, Alegrete vai experimentar um serviço que tem como alvo, reduzir filas de urgência e emergência e qualificar mais o atendimento de saúde aos alegretenses. A UPA vai funcionar nos fundos da Santa Casa e começa suas atividades na terça feira, às sete da manhã. O prédio do atual PSM, será destinado posteriormente a outros serviços.