Veja o cenário da pandemia da Covid, em Alegrete e no mundo, com o fim do estado de emergência decretado pela OMS

Máscara
Máscara

A Covid-19 causou a morte de quase 7 milhões de pessoas em todo o mundo, incluindo 333 em Alegrete, de acordo com dados oficiais. Também até então, segundo último boletim epidemiológico,foram realizados 65.881 testes, sendo 43.546 negativos, 22.335 positivos e 21.942 recuperados. Há cerca de 60 casos positivos.

Embora o vírus ainda tenha status de pandemia de acordo com a OMS, a mudança da designação de “emergência de saúde pública de interesse internacional” para “encerrada como uma emergência de saúde global” é um momento importante na evolução do relacionamento humano com o novo coronavírus. Muitos países já suspenderam seus estados de emergência e se afastaram das restrições de saúde pública implementadas para controlar o vírus.

A suspensão da emergência foi considerada apropriada pelo Dr. K. Srinath Reddy, que liderou a Fundação de Saúde Pública da Índia durante a pandemia, devido aos altos níveis globais de imunidade à Covid, induzida por vacinação ou infecção, ou ambas. Ele observou que a Covid “atingiu um nível de equilíbrio, um certo tipo de coexistência com o hospedeiro humano”. Reddy acrescentou que o fim do estado de emergência deve ser apreciado como um momento de conquista humana e uma “celebração da ciência”.

Embora os números oficiais de casos confirmados e mortes da Covid-19 sejam alarmantes, eles são considerados subestimados pelos pesquisadores independentes. No entanto, a vacinação, o uso de máscaras e outras medidas de saúde pública ajudaram a reduzir a virulência do vírus e a mitigar seus efeitos.

Embora a Covid-19 não tenha sido erradicada, a suspensão da emergência pela OMS é um passo importante para a humanidade voltar ao “normal”. Esperamos que, com o tempo, possamos continuar a combater a pandemia com sucesso e eventualmente erradicá-la.

Se inscrever
Notificar de
guest

0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários