Vereador se posiciona contrário ao retorno das aulas em Alegrete

Tão logo o Governador Eduardo Leite disse que a volta das escolas será de forma gradual e irá alternar aulas presenciais e ensino à distância, o Vereador Celeni Viana/PSDB em Alegrete se posicionou contra o retorno.

Em rede social, o alegretense postou um texto alegando sua posição. “Dentro da minha maneira de ser e de ter posição estarei encaminhando um documento ao governo do Estado bem como ao PSDB estadual me colocando contra a ideia de retorno às aulas neste período”, comentou Viana.

O político alegretense foi o primeiro no Estado, a se manifestar contra a atitude do Governo do RS acenar com o retorno às escolas.

Em contato com a reportagem ele confirmou sua argumentação,  alegando que devido as circunstâncias de incertezas quanto ao controle total do vírus e nem a segurança necessária para os pais responsáveis mandarem seus filhos para escola sem risco algum do contágio.

O governador Eduardo Leite afirmou que deve decidir até a próxima sexta-feira como ocorrerá o retorno das aulas na rede pública e privada de ensino do Rio Grande do Sul. O retorno deverá ser gradual, alternando atividades presenciais e de ensino à distância. Os protocolos vão valer para escolas de ensino infantil, básico, fundamental, profissionalizante e universidades. “Esperamos fechar a questão do retorno das aulas até a próxima sexta-feira para anunciar em que condições e como se darão os retornos”, disse o governador nesta terça.

A Secretaria de Planejamento e a Secretaria de Educação estudam pelo menos nove protocolos para garantir a segurança dos estudantes e funcionários no retorno das aulas presenciais da rede pública e privada do Estado. Conforme Leite, estas estratégias vão desde o acesso das crianças na sala de aula até a limpeza dos espaços e a prática pedagógica.

“Não é seguro a volta às aulas nesse momento”, resignou-se o vereador que vai encaminhar um requerimento a Câmara, e também um documento ao governador Leite.

A postagem repercutiu e até um abaixo-assinado foi organizado por alguns pais que se posicionaram em favor a reivindicação do vereador alegretense que também é pai de alunos da rede estadual.

Celeni diz que pretende sensibilizar o governador, o qual elogia pelo trabalho que vem realizando ao longo da pandemia no RS. “Não podemos se precipitar. Vamos esperar mais tempo”, assegura Viana. Com estimativa de 200 assinaturas, o abaixo-assinado tinha 108 nomes até o fechamento desta matéria.

Júlio Cesar Santos