Vereadora Maria do Horto participa de reunião da força-tarefa de combate ao feminicídio

Na última sexta-feira, dia 01 de novembro, a vereadora Maria do Horto participou da reunião da “Força-tarefa de combate ao feminicídio” na Câmara de Vereadores de Santana do Livramento. A reunião contou com a presença de representantes do Ministério Público, da Polícia Civil, da Brigada Militar, do poder judiciário e dos legislativos municipais, estadual e federal.

O feminicídio é o homicídio praticado contra a mulher em decorrência do fato de ela ser mulher ou em decorrência de violência doméstica (Lei 13.104). Os dados são preocupantes, já que Brasil ocupa o 5º lugar no ranking mundial de Feminicídio, segundo o Alto Comissariado das Nações Unidas pra os Direitos Humanos (ACNUDH).

Segundo a vereadora Maria do Horto, os poucos dados mostram uma triste realidade que se transformou em epidemia: a violência contra a mulher por ser mulher. As subnotificações de Penha e a minimização da violência doméstica e de gênero pela sociedade, contribuem para a agressão continuada que muitas vezes chega ao extremo que é a morte da vítima. Esta força-tarefa é para identificar e encaminhar ações reais que resguardem a vítima, punam os agressores de forma firme e que trabalhem preventivamente para que novos abusos sejam evitados. Segundo ela, estarão sendo também encaminhadas ações específicas no  município de Alegrete.