Vigilância Epidemiológica explica como está sendo usada a “xepa” das vacinas em Alegrete

Vacinação em Alegrete
Vacinação em Alegrete

Alegrete já está vacinando a população de 46 anos ou mais. Aos sábados, uma grande logística tem sido montada no CTG Farroupilha, onde as equipes atuam de forma rápida e ágil com muita atenção a todos.

Alguns grupos prioritários já foram vacinados e alguns outros ainda estão no calendário conforme determinação da Secretaria de saúde do Estado. Mesmo com todas informações relacionadas à imunização, alguns questionamentos surgem ao longo dos dias e alguns chegam à reportagem do PAT, como foi a sugestão de um leitor que questionou se aqui no Município estava acontecendo a chamada Xepa.

Você já ouviu falar em xepa da vacina? São as doses que sobram dos frascos e que não podem ser aproveitadas no dia seguinte por causa do prazo de validade. Como não podem ser desperdiçadas, são aplicadas em pessoas que moram próximas às unidades de saúde, perto do horário do encerramento diário da vacinação. Cada imunizante tem um tempo determinado de validade após a abertura dos vidros. A da Pfizer pode ser conservada por até seis horas, a CoronaVac por até oito e a da Oxford/AstraZeneza, por 48 horas.

Em alguns Municípios, também ocorre um sistema de agendamento,  entre outras situações, de acordo com cada Secretaria de Saúde.

O Ministério da Saúde recomenda que, ao final do expediente dos postos de vacinação, as doses sejam disponibilizadas às pessoas dos grupos prioritários.

 

Em contato com a responsável pela Vigilância Epidemiológica, enfermeira Juliana Michael, ela esclarece que a Secretaria não está usando deste expediente. O motivo, de acordo com a enfermeira, é que nos últimos meses o maior lote sempre tem sido da Oxford/AstraZeneza que pode ficar armazenada até 48h. Já àquelas que tem um prazo inferior é realizada o agendamento conforme grupo prioritário e a vacina é aplicada de acordo com o número de pessoas e doses , o que não gera nenhum desperdício. Já em casos em que apenas uma ou duas pessoas procuram a sala de vacinação, elas são orientadas a retornarem no próximo dia e fica o contato para que tenham a prioridade de acordo com o grupo. “Toda a logística está sendo feito de maneira muito criteriosa e não há em momento algum desperdício e também não gera nenhuma situação que possa parecer privilégio” – explicou.

 

Desta forma, o Município segue de forma rigorosa todas as orientações do Ministério da Saúde em relação aos grupos prioritários e faixas etárias. Alegrete está com a vacinação bem avançada e todas equipes da saúde que atuam nesta frente estão recebendo inúmeros elogios e agradecimentos da população.

Na última sexta-feira(25), Alegrete recebeu a 27º remessa de vacinas contra Covid-19, foram 2.013 doses de imunobiológicos. Destas, 465 Janssen, 510 Coronavac e 1038 da Pfizer.