Zé Paulo quer federalização da Avenida Caverá até a Ponte Borges de Medeiros

Acreditando que é preciso resolutividade quantos aos pleitos apresentados ao Governo Federal e que buscam melhorar a vida dos alegretenses, o vereador Zé Paulo quer a Federalização da Avenida Caverá até a Ponte Borges de Medeiros, incluindo o trajeto da ponte. “São aproximadamente quatro quilômetros de extensão”, esclarece.

ZE paulo 1

Por envolver uma quantia considerável de recursos, o vereador acredita que a solução passa necessariamente pela captação desses recursos junto ao Governo Federal. “Federalizar é dar um passo à frente na melhoria deste trajeto”, defende.

Para isso, Zé Paulo através de requerimento solicitou ao Governo Municipal a possibilidade da Federalização do trecho. O vereador pondera que o trecho que liga o trevo do Caverá à Ponte Borges de Medeiros se encontra em estado crítico, com vários pontos esburacados o que tem ocasionado prejuízos aos motoristas que por ali circulam diariamente, além de ser ligação junto ao Campus da Universidade Federal (UNIPAMPA). “A federalização do trecho irá possibilitar, sobretudo a garantia de recursos do Orçamento da União para o seu recapeamento e manutenção”, argumenta, lembrando que a Federalização da Ponte Borges de Medeiros, irá possibilitar, a garantia de recursos para sua recuperação e duplicação.

O contexto

A cidade de Alegrete é margeada pelo Rio Ibirapuitã. Justamente do outro lado do Rio, a cidade encontrou espaço geográfico para expandir-se. É lá que estão localizados agora a Unipampa e seu Pólo Tecnológico, o Fórum Municipal, a sede da OAB, o Museu do Gaúcho e o Arquivo Histórico, o Parque de Exposições da cidade e nada menos do que 17 bairros, entre eles, o bairro Nilo Gonçalves, 450 moradias do Minha Casa Minha Vida, que resultam numa população de em torno de 25 mil habitantes.

-Trata-se da nossa Zona Leste, cujo único acesso no perímetro urbano é pela centenária Ponte Borges de Medeiros, ponto de estrangulamento de duas avenidas, nos dois sentidos, com intenso tráfego de veículos, entre eles caminhões e ônibus. É uma ponte estreita, que vem sofrendo ao longo do tempo várias intervenções estruturais, sendo imprescindível sua recuperação e duplicação.

Nesse sentido, urge uma reestruturação da Avenida Caverá e da Ponte Borges de Medeiros (trecho do Trevo do Caverá até a Ponte Borges de Medeiros) através de material de apoio, alargamento da estrutura, suporte de espaços determinados para pedestres e ciclistas e aumento da pista de rolamento.

POnte Borges de Medeiros

Alternativa

– Sabemos das dificuldades financeiras do município para tais mudanças estruturais, mas é preciso encontrar soluções a médio prazo que possibilitem tais melhorias, sustenta Zé Paulo.

O vereador já entrou em contato com o Dnit e com o Deputado Federal Paulo Pimenta em Brasilia, onde foram apresentados exemplos de situações de Federealização na região,  como a avenida Santa Tecla,  acesso à zona urbana de Bagé.

– Precisamos elaborar um Projeto de Viabilidade Econômica, Financeira e Ambiental, base para que a pretensão tenha sucesso. Estamos dando inicio a um processo que vai demandar tempo e dedicação. Por isso as ações feitas no coletivo serão fundamentais na agilização das conqusitas.

Zé Paulo destaca que o requerimento teve a assinatura de todos os vereadores da Câmara .