A cinco dias do final do ano, Alegrete registra 41ºC

Quem mora aqui na Região Fronteira -Oeste sabe que o verão é abrasador. E o mês de janeiro é o de mais calor por aqui e tempo de sol.

Calorão em Alegrete
Calorão em Alegrete

E nesta segunda-feira, (27), ele mostrou toda sua força. E no início da tarde, o termômetro próximo à ponte Borges de Medeiros marcava 41ºC.

Sair a rua foi bem difícil, porque a incidência de raios solares nocivos é forte e isso requer cuidados com proteção à pele e muita água.

Acidente entre moto e carro deixa casal ferido

A previsão desta semana que antecede a virada do ano é de muito calor, com temperaturas sempre beirando os 40ºC e não há previsão de chuva. Isso faz com que a sensação térmica seja ainda mais alta. E o que se ouve são as pessoas reclamando de calor.

É muito importante as pessoas tomarem bastante água e ingerir alimentos mais leves, porque no verão existe a tendência de infecções intestinais, devido a temperatura.

Importante também que as pessoas não esqueçam de dar água para os animais.

Se inscrever
Notificar de
guest

2 Comentários
Mais antigas
O mais novo Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
Roberto Monteiro

De novo essa historinha??? Quando vão aprender que termômetro de rua é mera referência??? olhem bem a cor daquela caixa onde fica o termômetro, uma verdadeira estufa… é quase como colocar o termômetro em um forno aceso… confere no inmet, que é o órgão oficial para meteorologia no Brasil.

Roberto Monteiro

Texto de um meteorologista:
Termômetros de rua são confiáveis?

Os termômetros de rua muitas vezes marcam valores muito superiores a 40°C em dias de verão. Entretanto, eles não são instalados de forma padronizada. Os termômetros das Estações Meteorológicas são padronizados e instalados dentro de uma casinha, chamada Abrigo Meteorológico. Existem muitas regras e recomendações para a instalação de Estações Meteorológicas, todas ditadas pela Organização Meteorológica Mundial (OMM ou sigla em inglês – WMO). Seguindo essas normas, em qualquer estação meteorológica do mundo o padrão da medida é mesmo. E em qualquer medida científica, seguir um padrão é muito importante, já que é importante saber em quais condições a medida foi feita.

Esses termômetros de rua marcam esses valores extremamente altos no verão por algumas razões:

– Eles estão expostos a radiação solar e normalmente são da cor preta: superfícies escuras absorvem mais radiação solar do que superfícies claras. Quem já saiu com uma camiseta preta em um dia de verão já deve ter notado!

-Os termômetros também apresentam problemas em medidas de temperaturas muito baixas. Como ficam expostos ao ar livre, perdem calor mais rapidamente do que os termômetros instalados em abrigos. Dessa maneira, podem apresentar temperaturas bem mais baixas do que se estivessem abrigados.

– Eles não estão calibrados. Os termômetros das Estações Meteorológicas estão em constante ajuste e observação. Técnicos podem substituí-lo quando notarem algum funcionamento irregular.

– Os termômetros de rua estão instalados em locais não-padronizados. Geralmente estão próximos a grandes avenidas, com grande circulação de pessoas e veículos. Pessoas e veículos emitem calor, alterando as medidas. Os termômetros de estações meteorológicas, além de estarem instalados dentro de abrigos meteorológicos (que permitem uma ventilação controlada, com pequenas frestas), também estão instalados em regiões gramadas.

– Além disso, uma pessoa mal intencionada pode descalibrar propositalmente o termômetro. Por estar na rua, pode sofrer ações de vândalos.

 
Sendo assim, não devemos confiar nesses termômetros de rua para usos científicos. Entretanto, para uso informal e conversas do dia a dia, eles dão uma boa idéia sobre a sensação térmica daquele dia: se está muito calor ou muito frio.