
Entre as modalidades mais comuns, estão a clonagem de aplicativos de mensagem, anúncios falsos de produtos e serviços e ligações que simulam contato de agência financeira para obter dados bancários. Esses golpes representam, em média, cinco ocorrências policiais ao dia .
Conforme os dados repassados pelos policiais, desde a pandemia houve um aumento significativo dos casos de estelionato, a maioria deles com algum vínculo por meio de redes sociais.
Os golpes que envolvem ferramentas digitais utilizam cada vez mais a técnica da engenharia social. Nesses casos, os criminosos induzem os usuários desavisados a enviar dados confidenciais, infectam computadores ou fazem abrir sites infectados. Além disso, tentam explorar a falta de conhecimento da vítima.
Mulher denuncia ex-inquilino por atitudes suspeitas
Na maioria das situações, de acordo com os policiais, os ataques são efetivados por conta da falha humana. Quando a pessoa autoriza o acesso, os criminosos têm êxito em seus objetivos.
O golpe do Instagram tem sido o mais recente. Eles (estelionatários) conseguem clonar o Instagram e começam a oferecer produtos. Eles inventam uma história dizendo que uma amiga da pessoa está saindo da cidade e deixou alguns produtos (móveis e eletrodomésticos, por exemplo) para venda. Os amigos desta pessoa, então, começam a comprar, via Pix, geralmente. Mas, só depois do pagamento, verificam que não é real, que o aplicativo foi clonado.
Outro é do WhatsApp. O enredo adotado pelos bandidos é similar a tantos outros casos. Tudo começa com uma mensagem onde os bandidos usam a mesma foto do familiar, porém, em um contato diferente.
Homem em atitude suspeita e com sacola de fios de cobre é encontrado em pátio de residência
Também tem o Golpe do Nudes e do veículo estragado, em que simulam ser um familiar distante que está empenhado na rodovia. Para chegar ao destino, a pessoa solicita auxílio financeiro via Pix, para pagar o guincho.
Todos os golpes já são conhecidos, entretanto, diariamente há registros de todas e outras situações que muitas vezes gera um transtorno muito grande não só financeiramente como emocionalmente.