A menos de 10 dias do natal, movimento no comércio segue fraco


O Natal é a data mais esperada pelo comércio. Neste ano, no entanto, o ritmo está mais devagar. A nove dias de um das datas que normalmente é sinônimo de mais vendas, os lojistas estão preocupados com o baixo movimento de vendas no comércio alegretense , mas torcem para que a tendência se reverta com as compras de última hora.
2014-12-15 17.10.59
O movimento no centro comercial de Alegrete ainda é fraco. Mesmo com o pagamento da primeira parcela do 13º salário, aparentemente, os alegretenses irão fazer as compras de Natal mais próximo da data.
2014-12-15 17.09.17
Para o presidente do Sindilojas, Roberto Segabinazzi a preocupação não é só pela data, mas em relação ao futuro. Ele acredita que o momento é de um consumidor cauteloso em relação aos gastos em presentes natalinos: “a economia instável deixou em alerta todos que já estão pensando nas contas de janeiro”, acredita o diretor.
Segabinazzi explica que o comércio está com o movimento inferior ao do ano passado e que só a partir desta semana vai ser possível avaliar melhor a situação. O Sindilojas vai promover o Natal Solidário, com shows e campanha promocional nas lojas filiadas, com sorteio de brindes.
2014-12-15 17.12.32
 
Para o lojista, a preocupação aumenta em relação ao futuro. As perspectivas não são boas: “o aumento do salário regional aumentaram os custos das empresas e isso vai gerar um reflexo na economia local”, alerta o presidente do Sindicato lojista.
“Esperamos que neste ano o aumento das vendas ocorram nos dias anteriores ao Natal, a economia ainda está muito retraída”, argumenta um lojista do ramo de eletro eletrônicos, Evaldo Silva.
A expectativa geral dos lojistas é que o fluxo de pessoas aumente de forma considerável dessa semana em diante. Isso deve acontecer em função da injeção de dinheiro no mercado que, normalmente, acontece com o pagamento do 13º salário do funcionalismo público e a segunda parcela do 13º entre outros benefícios.
2014-12-15 17.15.58
 
Para Deonir Martini, proprietário de uma loja especializada em brinquedos, o momento é de preocupação: “a situação política brasileira está refletindo no comércio”, acredita o lojista, que também atua no ramo de livraria. Diante do pessimismo, Martini só espera que ao menos alcance os números de vendas do ano passado.
2014-12-15 17.14.03
 
“Não acredito, não quero fazer projeção alguma, mas o momento é preocupante sim”, pontua o empresário. O gerente Cecílio Ceccon está confiante em dias melhores, ressalta que o movimento ainda é baixo em relação a dezembro de 2013. “Espero que melhore de hoje em diante, estamos com horário diferenciado e várias promoções à vista e no cartão-crediário”, explica Cecílio.
De acordo com o Sindilojas a tendência é de que o setor de vestuário e calçados tenham um melhor desempenho nas vendas do que os demais setores.
2014-12-15 17.12.21
 
A falta de confiança de varejistas e consumidores em relação à economia pode fazer deste Natal o pior nos últimos 10 anos. De acordo com a expectativa da Confederação Nacional do Comércio (CNC), o crescimento da atividade para a data deve ser de apenas 3% em relação ao ano passado, o pior aumento de vendas de um ano para o outro desde 2004.
2014-12-15 17.19.40