Agência de Alegrete produz série documental que resgata sabores e memórias da imigração italiana na Quarta Colônia

RZB Comunicação assina direção do projeto "Mangiare come una volta", que lançou seu quarto episódio em Faxinal do Soturno com registro da tradicional Festa da Fortaia.

Agência de publicidade e produtora audiovisual de Alegrete, consolida sua expertise em narrativas culturais com a produção da série documental “Mangiare come una volta”, que resgata a culinária tradicional da Quarta Colônia de Imigração Italiana no Rio Grande do Sul. No dia 31 de março, a comunidade de Santos Anjos, em Faxinal do Soturno, recebeu o lançamento do quarto episódio, intitulado “Fortaia, a frittada dos anjos”, gravado durante a Festa da Fortaia em julho de 2024.

Com direção de Rodrigo Balsemão, Alessandra Viero e Mitiele Pinheiro, o episódio reforça o compromisso do projeto em valorizar o patrimônio da Quarta Colônia. Alessandra, responsável pelo setor audiovisual da agência, foi também a encarredada da captação de imagens e edição deste novolançamento. Victor Brandolt, diretor de arte, junto com Balsemão, CEO da RZB, auxiliaram na montagem e finalização do episódio que mergulhou na festa que é um marco da comunidade Santos Anjos: “Começamos às 14h da tarde e só encerramos perto da meia noite, captando cada detalhe da preparação dos pratos que simbolizam a resistência cultural italiana”, explica Alessandra.

A agência já havia sido premiada em 2023 pelo episódio “Rainha das Cucas” vencedor do Prêmio Destaques Cultura em Santa Maria, que retratou a história de Dona Gentila, de Silveira Martins, cuja produção de 200 cucas semanais disparou após o documentário. “São histórias que transformam a economia local e mantêm viva a identidade das comunidades”, destaca Rodrigo.

Da pesquisa ao audiovisual: um projeto afetivo

Idealizado pelas professoras Raquel Lunardi e Rafaela Vendruscolodo IFFar, o projeto começou em 2018 com entrevistas a três gerações de mulheres da Quarta Colônia, resultando em um livro de receitas e na série documental. “As próprias nonas pediram para registrar o preparo dos pratos. Descobrimos que a comida é só o começo: ali há memória, afeto e orgulho de ser descendente”, afirma Raquel.

Além da fortaia, a série já abordou:

“Rainha das Cucas” Episódio Premiado:https://youtu.be/U5v805_c55Y

“La pasta dellanonna” O bigoli:https://youtu.be/-u4hNIfB-ZA

“Cotolettaallamilanese” Bife à milanesa: https://youtu.be/1zdWM7ibwgk

“Fotaia, a frittada dos Anjos” Festa da Fortaia: https://youtu.be/qU2rXOojIi8

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigas
O mais novo Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários