Alan, de 6 anos, superou a Covid; ele foi a primeira criança hospitalizada devido ao vírus

Ainda são muitas as dúvidas que existem em relação à Covid-19, muitas delas envolvendo as crianças. Afinal, para elas o risco é menor mesmo? A partir de que idade devem usar máscaras? Quais os sintomas que se destacam nos menores?

 

Em geral, os sintomas básicos do novo coronavírus nas crianças são tosse, febre baixa, diarreia, vômitos, mal estar geral e pouco apetite. Confunde-se muito com uma gama de outras viroses comuns. Por isso, muitas vezes, pode passar despercebido para muitos pais, entretanto, há aqueles casos mais delicados e que o vírus pode representar risco maior à criança.

Na última semana, entre os 73% dos pacientes recuperados que deram alta na Santa Casa, de Alegrete, estava o pequeno Alan Barbosa Lisboa de 6 anos. Ele e mais três pacientes deram alta no dia 26 de junho. Entretanto, Alan, foi a primeira criança a ficar hospitalizada no hospital de campanha em decorrência do vírus.

 

Em entrevista ao PAT, Fernanda Rodrigues Brabosa de 33 anos, disse que foi a primeira a positivar, depois o esposo e o filho. Ela e Amauri Lisboa(esposo), tiveram sintomas, porém, considera que foram menos agressivos que no pequeno Alan. Filho único, Fernanda disse que ficou preocupada pela falta de apetite do filho e prostração, ele  não queria se alimentar e as queixas de dores no corpo eram bem recorrentes, além da febre. Depois de passar pelo gripário mais de uma vez, no domingo dia 20 ela procurou a UPA, pois o filho não se alimentava há três dias. De imediato, o médico sugeriu a internação. Com 30% dos pulmões comprometidos, Alan ficou sob os cuidados das equipes de saúde da Santa Casa.

 

Fernanda ressalta que eles residem no interior, cerca de 18Km da cidade e não faz ideia como contraiu o vírus. Ela pontua que foram dias difíceis longe do pequeno Alan, mas que ele passou por um atendimento tão maravilhoso que não teve medo ou chorou durante o período que ficou na Santa Casa. “Todo tempo cercado de cuidados, fisioterapia e psicóloga, além das enfermeiras e médicos. Só tenho gratidão! – disse Fernanda.

 

A alta de Alan seis dias depois, sob os aplausos da equipe, foi resultado da dedicação e profissionalismo de toda equipe multiprofissional, principalmente os que estão no enfrentamento da pandemia do novo coronavírus e isso acontece há mais de um ano.

Na segunda-feira(28), outro momento que marcou foi a alta de dois pacientes que passaram por períodos de intubação. Jefferson Pereira de 30 anos e Tanize da Silva 33 anos. Ele ficou 14 dias intubado e o total de quase 30 hospitalizado e Tanize ficou cerca de 10 dias intubada e 25 de hospitalização.

 

Flaviane Antolini Favero