
Após uma quinta-feira de intensa precipitação, com mais de 100 mm e vários pontos de alagamento na cidade, além de destruição em áreas rurais, o acumulado das últimas 24 horas chegou a 140,4 mm.
Com isso, o nível do Rio Ibirapuitã continua subindo. De 1,27 m registrado na manhã de ontem, o rio amanheceu hoje com 7,31 m, conforme medição das 8h15min — aproximando-se do nível de atenção, que é de 7,50 m. Os dados aferidos pela CPRM também indicam que, em 48 horas, a precipitação acumulada foi de 160 mm.
Clique aqui para receber as notícias do PAT pelo Canal do WhatsApp

A Defesa Civil segue auxiliando a comunidade com pedidos de corte de árvores (casos emergenciais), entrega e colocação de lonas, isolamento de locais de risco e vistorias. Até o momento os bairros afetados são Vila Nova, Canudos, Santo Antonio, Bairro Macedo, Restinga, Sepé Tiaraju, Nossa Senhora da Conceição, Saint Pastous, Distrito do Passo Novo e Maria do Carmo.
Clique aqui para receber as notícias do PAT pelo Canal do WhatsApp
Em Alegrete a Defesa Civil empregou uma força-tarefa juntamente com equipes do Corpo de Bombeiros;
Secretaria da Agricultura; Infraestrutura (Parque de Máquinas); Secretaria de Desenvolvimento Social; Gabinete do Prefeito; Secretaria de Segurança (Guarda Municipal), considerando as previsões meteorológicas recebidas dos órgãos oficiais. A Defesa Civil de Alegrete continua de sobreaviso junto com os órgãos de segurança para atender situações de emergência.
Clique aqui para receber as notícias do PAT pelo Canal do WhatsApp
De acordo com a previsão do Climatempo nesta sexta a instabilidade continua com 33 mm de chuva. Até o dia 9, já choveu 203 mm em Alegrete em maio/2025, o que representa 165% da média normal para o mês, dados combinados de estações meteorológicas e satélite do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC).