"Alegretenses viajam para Alegrete"

Nossa cidade está prestes a viver um momento de grande importância em sua trajetória, com a realização do projeto “Batizei de Alegrete os Reinos Silenciosos da Cidade que inventei”.
O título pode soar um pouco estranho, mas é exatamente isso que vai acontecer, os alegretenses vão até Alegrete, localidade com o mesmo nome do município em Portugal.
A Associação Coral de Alegrete viaja na próxima segunda feira, dia 13 de outubro, para a uma série de apresentações em terras portuguesas (“com certeza!”).
Os coralistas alegretenses se mobilizaram há mais de quatro meses para arrecadar recursos para ajudar o grupo a viajar e se apresentar em Portugal. Foram saraus, jantares e venda de roupas em brechó com doações da comunidade.
coral-ALEGRETE 1
A ida da Associação Coral de Alegrete a Portugal veio através do convite da vice- cônsul daquele país europeu em sua estada em Alegrete no último mês de junho deste ano.
Desde que decidiu ir a Portugal, o Coral intensificou os ensaios.  Tenores, contraltos, baixos e sopranos estão afinadíssimos para levar a arte da música coral de Alegrete a Lisboa, Évora, Freguesia de Alegrete ,local que deu origem ao nosso Alegrete,( pelo 5º Marques de Alegrete –Luís Teles Caminha Menezes); a cidade de Portalegre e Santarém onde está enterrado Pedro Alvares Cabral.
No repertório estão músicas brasileiras como Aquarela do Brasil, músicas gauchescas, como Esquilador, Gaudêncio Sete Luas, Canto Alegretense, Hino de Alegrete e músicas clássicas, como Ave Maria de Hengel, dentre outras.
CORAL DE ALEGRETE
Só as passagens para os 31 coralistas que vão a Portugal serão de R$ 100 mil reais. Os que puderam pagaram parte das passagens do seu próprio bolso. Além disso, tiveram contribuição do Executivo, Legislativo e empresas de Alegrete e Porto Alegre.
Na cidade de Évora, além da apresentação do Coral, será firmado um acordo entre a universidade de lá e a Unipampa para troca de cooperação tecnológica entre as duas instituições. A assinatura dos convênios será dia 20 de outubro, em terras portuguesas, quando para lá se deslocará uma comitiva de alegretenses representantes do Executivo, Legislativo e da Unipampa, e um representante da Associação Coral.
castelo-alegrete PORTUGAL
PROJETO
É um projeto idealizado pelo Instituto Latino Americano de Proteção Ambiental Borboleta Azul, de autoria de José Roberto Ramos e visa a aproximar duas localidades geminadas: Alegrete-RS – Brasil e Alegrete- região do Alto Alentejo em Portugal.
O projeto tem como objetivo o aprofundamento das relações entre estas duas comunidades e seu povo e uma integração mais ativa dos setores de cultura, educação e arte, promovendo intercâmbios entre as duas cidades.
Este projeto é uma proposição altamente cultural de resgate da nossa história e uma afirmativa de nossos valores mais caros.
Em 200 anos (1814-2014), Alegrete recebe uma sinalização das terras portuguesas, do local de onde saiu o título de  nobreza de Luis Teles da Silva Caminha de Meneses – o V Marquês de Alegrete, fundador deste torrão gaúcho no início do Séc. XIX. Entre batalhas e campanhas, por bravura, determinação e desenvolvimento, Alegrete construiu sua história e neste ano  dá importante passo unindo-se ao Alegrete de além mar para compartilhar conhecimento e experiências, vislumbrando o futuro.
Isto, por si só já é um grande feito.
A presença da vice-consul de Portugal em nossa cidade no dia 02 de junho,   revestiu-se de grande importância e serviu para consolidar as propostas apresentadas. Em sua visita, de caráter oficial, Dra Adriana Melo estabeleceu contatos importantes com o executivo, o legislativo e a direção da Unipampa.
A presença do coral municipal acompanhando a delegação de  lideranças do Executivo e Legislativo municipais e da direção da Unipampa tem por objetivo  divulgar um pouco da cultura do nosso Alegrete.
Neste ano, em que se comemoram os 200 anos da histórica data da chegada do Marquês de Alegrete (1814-2014), saído das terras portuguesas, para fundar a nossa cidade do Alegrete(RS), a Associação Coral Alegrete foi convidada a integrar a comitiva que se deslocará até a freguesia de Alegrete, em Portugal.
Esta visita oficial faz parte do projeto “Batizei de Alegrete os Reinos Silenciosos da Cidade que inventei”, que pela primeira vez,  estabelecerá um contato altamente produtivo entre as duas cidades, o que, por si só, é um grande feito, que suscita uma resposta positiva.
A participação deste coral na delegação que visitará Portugal, tem por finalidade representar culturalmente nosso Alegrete nos encontros programados, mostrando um pouco da cultura de nossa terra naquele país.
Esta tarefa significa oportunidade ímpar para nosso coral, com a qual sequer havíamos sonhado até então, mas, ao mesmo tempo, reveste-se de grande responsabilidade por iniciar um processo de intercâmbio, que por certo beneficiará nosso Alegrete em vários aspectos.
A integração que a música promove cria laços de amizade que unem os povos, que ultrapassam fronteiras e, seguramente, pode abrir caminhos para o crescimento e desenvolvimento das cidades participantes.
A ligação que poderemos estabelecer com o outro lado do mundo poderá resultar em desdobramentos inclusive na área econômica, quer seja pelo comércio, pelo turismo ou nos setores de educação e cultura, ressaltam os coralistas alegretenses.