Estudos apontam que os jovens consomem conteúdo na internet o tempo todo, mas pouco produzem. Pensando nisso, a professora de língua portuguesa, Marileia da Silva Marchezan, propôs para a turma de 9º Ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Freitas Valle, um Projeto para que criassem conteúdo de língua portuguesa para o Instagram. Os alunos demonstraram interesse pela ideia, e, em 22 de maio deste ano, criaram a conta @capivaras.da.91, e começaram a produzir e a postar material com dicas.
A professora Marileia trabalha há mais de uma década com as tecnologias aliadas à educação, em especial às aulas de língua portuguesa e já constatou, por meio de pesquisas desenvolvidas junto ao Programa de Pós-graduação em Tecnologias Educacionais em Rede/NuPEAD/UFSM, que o uso das ferramentas tecnológicas aumenta o engajamento dos alunos nos processos de ensino e aprendizagem e desenvolve a aprendizagem colaborativa, tendo em vista que os alunos aprendem uns com os outros. Por exemplo, foi uma aluna que ensinou os colegas como usar o aplicativo Canva para gerar conteúdo para o Instagram.
Quando o aluno é o protagonista de seu conhecimento, as aulas tornam-se mais prazerosas, e as aprendizagens são mais significativas, pois o próprio estudante busca o conteúdo, as regras gramaticais, por meio de pesquisa, aprimorando o seu conhecimento sobre a norma padrão da língua. Além disso, desenvolvem a habilidade de trabalhar de forma colaborativa na pesquisas, na edições, no uso dos softwares para produzir o conteúdo, nas postagens na rede social Instagram.
A língua portuguesa é dinâmica e sofre mudanças, novos vocábulos e expressões são incorporados com o passar do tempo, existem variações na linguagem conforme idade, nível de escolaridade, região, etc. Isso tudo é levado em conta quando estudamos a língua portuguesa em contexto escolar, porém é necessário trabalhar/ensinar/aprender a norma culta e promover um ambiente favorável à aprendizagem, seja ele físico (na sala de aula presencial) ou remoto, como estamos trabalhando agora durante a pandemia. Embora alguns alunos ainda continuem sem equipamentos adequados e sem acesso à plataforma Google Sala de Aula, o trabalho pode ser feito, junto com a professora, pelo WhatsApp, ou com a assessoria durante as aulas presencias.
Segundo o aluno João Victor Becker dos Santos Bressa, o projeto no Instagram busca aplicar, no cotidiano das pessoas, dicas simples de Português. O projeto é “simples”, mas muito eficaz. Já que ele é feito no Instagram, uma rede social a qual grande parte da população brasileira usa. Muitos adolescentes e até mesmo adultos não sabem uma simples diferença como, por exemplo, “mas” e “mais”. Por este motivo o projeto que temos no Instagram é incrível, pois são “textos” minúsculos, mas que dizem muito! Buscar aprender para ensinar. Além de nós, alunos, ensinarmos aprendemos muito, pois temos que ir atrás, pesquisar e aprender para podermos ensinar.
Já a aluna Raquel Bueno Fortes acha a ideia de passar informações por meio de posts no Intagram interessante, já que cada vez mais as pessoas têm acesso à internet e às redes sociais. A aluna diz que aprendeu bastante fazendo as dicas que, além de serem práticas, são fáceis de entender, e conhecimento nunca é demais. Raquel gosta do projeto, pois ela e os colegas podem ajudar outras pessoas com o que eles estudam, e também porque ela e eles aprendem juntos.
A professora enfatiza que o Projeto recebeu apoio e incentivo da equipe gestora da Escola, em especial da diretora professora Alessandra Mello Valadares Vessozi, e a turma 91 deixa o convite para que os usuários do Instagram sigam o perfil @capivaras.da.91 e acompanhem suas dicas de língua portuguesa. E também agradecem aos seguidores(as) que já conquistaram. Nos sigam para novas dicas!!