Ambulância do SAMU, reformada por empresários, foi entregue à Comunidade

Na tarde de ontem(4), a ambulância do Samu foi entregue à coordenadora da Unidade em Alegrete, Luriane Guterres e equipe.

Quase três meses depois do problema mecânico e início da burocracia para o conserto, o veículo está, novamente, nas ruas para atender a população alegretense. A entrega foi realizada na presença da Secretária de saúde Bianca Casarotto, o proprietário da da oficina e autopeças JVR, João Pedro Paim, funcionários e do empresário Sérgio Bevilaqua, que mobilizou a classe para arrecadar o valor de R$ 4.500, para que o conserto ocorresse em um período de tempo muito inferior aos trâmites legais.

Cerca de oito dias, depois da entrega do valor, a ambulância já está operando. Uma ação muito importante que demonstra o quanto a união faz a força e com isso todos os alegretenses são beneficiados. Neste caso, não há classe social, localidade ou qualquer outra situação que faça qualquer seleção, todos são usuários e todos são atendidos pela equipe que é muito eficiente e já salvou incontáveis vidas.

O empresário Sérgio Bevilaqua, recebeu da Prefeitura, através da Secretária de Saúde Bianca Casarotto, uma Menção Honrosa pela sua iniciativa. Uma mobilização do bem. Assim foi a campanha que teve a iniciativa do empresário Sérgio Bevilaqua, ao arrecadar o valor necessário para o conserto de uma das ambulâncias do Samu.

 

Sérgio disse que a iniciativa ocorreu depois de ler uma reportagem no PAT, sobre o problema da ambulância. De imediato, pensou que poderia fazer algo para contribuir, mas que sozinho, não seria possível. Ele foi até a oficina e conversou com o proprietário, João Pedro Paim, que descreveu qual era a peça e valores. Um intercambiador de calor, conjunto com válvula -EGR, com o custo de R$ 4.500,00. “A ambulância é Citroen, que tem as peças e manutenções com preços consideráveis, além de ser a óleo, o que deveria ter um tempo de cerca de cinco minutos ao ligar, entretanto trabalha sempre em alto giro, pois esse tempo é muito importante quando se trata em salvar vidas, o desgaste das peças é bem maior. Além do número de atendimentos por mês é superior a 120.” –  citou.

Diante disso, Sérgio desafiou dois ou três empresários sobre um auxílio e já estipulou que, se 45 empresas contribuíssem com 100 reais, o valor seria rapidamente arrecadado. Com as primeiras respostas positivas, o empresário disse que colocou uma mensagem no facebook pedindo a mobilização dos demais que fazem parte da mesma classe e, em duas horas conseguiu o valor. No dia seguinte, disponibilizou um funcionário para fazer o recolhimento em todas as empresas. Com o dinheiro em mãos, Sérgio conversou com o Prefeito Márcio Amaral e a entrega ao dono da oficina foi realizada na tarde de quinta-feira(21). No dia. o Prefeito Márcio Amaral frisou que o Município não ficou com dinheiro pois foi uma iniciativa do empresário. Ainda parabenizou pela iniciativa pois vai auxiliar toda a comunidade. Ele salientou que a demora foi relacionada aos trâmites burocráticos e que por diversas vezes a ambulância já  passou por manutenção. “Parabenizo a todos os envolvidos. É muito mais produtivo essa ação do que apenas ir para às redes sociais criticar” – comentou.

João Pedro, proprietário da oficina e autopeças JVR, completou dizendo que a coletividade tem sempre que se sobrepor a individualidade e que a união sempre vai trazer bons frutos. A mão de obra foi por conta da JVR, sem custo.

O Samu em Alegrete completou 9 anos. Neste período, na área urbana, no interior ou até mesmo nas rodovias, a equipe do Samu realiza uma verdadeira corrida contra o tempo para salvar vidas. Muitas, inúmeras famílias são gratas a esta equipe que em algum momento prestou o socorro necessário a um familiar. Eles também são anjos, são protetores e são humanos. ” Um de tantos exemplos, foi em um acidente grave que infelizmente o condutor, um jovem, não resistiu e morreu no local. Uma das técnicas que estava no Samu, naquela noite, foi o amparo de uma mãe que, desnorteada só pensou em fazer bobagem, quando soube o que tinha ocorrido. A reportagem do PAT que fazia a cobertura do acidente, observou o momento em que a técnica, abraçou e foi o amparo daquela mãe que precisava muito mais do que uma medicação. Este fato aconteceu em abril deste ano na Avenida Tiaraju.

“Então, hoje foi o dia da entrega ! Comunidade recebendo a Viatura do SAMU e o meu grande agradecimento e reconhecimento aos amigos e colaboradores que confiaram em nós. Divido a MENÇÃO HONROSA e o momento da entrega, um mérito de todos, que prontamente agiram em prol da comunidade.”- disse o empresário Sérgio Bevilaqua em seu perfil.

Flaviane Antolini Favero

Fotos: Sérgio Bevilaqua