Aplicativo Telegram ganha milhões de usuários durante pane nos serviços de mensagens do WhatsApp

O Telegram é um serviço de envio e recebimento de mensagens instantâneas que foi fundado em 2013 pelos irmãos Nikolai e Pavel Durov, os fundadores do VK, maior rede social da Rússia. Atualmente, o Telegram encontra-se sediado em Dubai, Emirados Árabes Unidos.

Aplicativo Telegram ganha milhões de usuários durante pane nos serviços de mensagens do WhatsApp
Aplicativo Telegram ganha milhões de usuários durante pane nos serviços de mensagens do WhatsApp

O serviço tem versão móvel, para desktop e para navegadores web. Os usuários do aplicativo podem se comunicar com seus contatos por diferentes mídias, como texto, áudio, imagem, emojis e stickers.

Como o seu concorrente WhatsApp – app americano que foi comprado pelo Facebook em 2014 – o cadastro na plataforma é feito a partir de um número de telefone, o qual precisa ser validado para que o usuário tenha acesso à tela inicial do aplicativo. Uma vantagem do Telegram em relação ao app de Mark Zuckerberg é a possibilidade de criar grupos com mais de 200 mil participantes. Além disso, o usuário pode criar chats secretos com mensagens que se autodestroem e até mesmo habilitar bots (robôs) para realizar determinadas funções.

Quem aderiu ao Telegram também percebe que no aplicativo é permitido enviar arquivos ilimitados para outros usuários. Diante desses benefícios, muitas pessoas aderiram ao serviço russo, principalmente, em razão da instabilidade dos aplicativos rivais. Em 2019, por exemplo, o Telegram conquistou três milhões de usuários em 24 horas devido a problemas que os concorrentes apresentaram. E, há poucos dias, durante a pane no Facebook por cerca de 6h, 3,5 bilhões de pessoas ficaram impedidas de utilizarem os serviços de mensagens da empresa, como WhatsApp, Instagram e Messenger.

Dessa forma, o aplicativo de mensagens Telegram ganhou incríveis 70 milhões de usuários novos durante o período em que a empresa de Mark Zuckerberg ficou offiline. Margrethe Vestager, Comissária Europeia para Concorrência, disse que a pane demonstrou as repercussões de se contar somente com algumas grandes empresas e defendeu a necessidade de mais concorrentes.

Na última estimativa, realizada em janeiro, pela pesquisa “Panorama sobre mensageria móvel no Brasil”, organizada pela Mobile Time em parceria com a Opinion Box, constatou-se que o Telegram é o aplicativo de mensagens que mais cresce no Brasil e que já está em 45% dos smartphones brasileiros. Do mês de janeiro até agora, é provável que os números tenham crescido significativamente.

Por: João Baptista Favero Marques

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários