Depois de sete anos sem Carnaval de rua, a cidade de Santa Maria, na região central do RS, voltou a realizar a festa na noite deste sábado (26). O desfile das quatro escolas de samba da cidade reuniu cerca de 3 mil pessoas na Gare da Estação Férrea.
Organizada pela associação Aliança Pelo Samba com apoio da prefeitura, a festa arrecadou cerca de meia tonelada de alimento não perecível, que era entregue pelos foliões na entrada. Houve desfile das escolas de samba Unidos de Camobi, Arco Iris, Mocidade Independente das Dores e Vila Brasil.
“Voltamos a respirar o Carnaval. Foi uma grande satisfação, principalmente depois de sete anos. A população veio e mostrou que ama o Carnaval”, avalia Leonardo Ribeiro, presidente da associação Aliança pelo Samba de Santa Maria
Com a presença do prefeito Jorge Pozzobom, o evento teve apresentações de dança e de rap, além de entrega de troféus para pessoas e entidades que ajudam o Carnaval da cidade.
“Estamos aqui prestigiando esse grande evento que lembra o Carnaval. Nossa secretaria de Cultura trabalhou junto com a AAPS para que tivéssemos essa festa grandiosa. Que seja um início para voltarmos a ter Carnaval, ainda mais depois desse período em que ficamos afastados, sem podermos nos encontrar e festejar”, disse o prefeito.
Desde 2015, o Carnval não era realizado nas ruas de Santa Maria. A retomada fez parte das atividades do mês da Consciência Negra.
Carnaval fora de época de Santa Maria foi retomado após sete anos interrompido — Foto: Ariéli Ziegler/Prefeitura de Santa Maria
Por Gustavo Foster, g1 RS