Balão meteorológico caiu no Rincão de São Miguel

Um Balão Meteorológico caiu, dia 30, na localidade de Rincão de São Miguel há 35 km da cidade. O instrumento usado para pesquisa, quando sobrevoava o interior do Município, estourou e caiu.O aparelho contém uma bateria e uma caixa lacrada, que provavelmente contenham informações armazenadas. O código é RS92-SGPD. Também conta com outra sequência de números H3513998.

IMG-20151030-WA0057

O bancário aposentado Amir Cardona Pereira da costa, encontrou o material na sua propriedade e trouxe até a redação do Alegre Tudo.

IMG-20151030-WA0049

Os Balões Meteorológicos são lançadas a partir do solo.Conhecidos também como radiossondas, são aparelhos utilizados ​​para medir a temperatura, umidade, pressão, velocidade e direção dos ventos na atmosfera superior.

IMG-20151030-WA0039Esses balões são preenchido com gás hidrogênio ou hélio e levam a radiossonda à atmosfera superior. Dependendo do tamanho do balão, a expansão ocorre à medida que ele sobe. Quando atinge a pressão mais baixa o balão estoura e o instrumento cai de volta ao solo, neste caso no Rincão de São Miguel. Durante o voo de radiossondagem, a temperatura atmosférica, a umidade e os dados de pressão são transmitidos automaticamente para um equipamento terrestre de recepção automática. Esse equipamento, chamado de sistema de medição das condições atmosféricas, processa e converte os dados meteorológicos em mensagens que são enviadas para a rede meteorológica global.

IMG-20151030-WA0053

As radiossondas são lançadas por institutos meteorológicos nacionais, organizações ambientalistas e de pesquisa. Não há um registro de qual número de série vai para qual cliente. Por isso, não se sabe quem enviou as radiossondas que caem no solo.