Bandeira Vermelha impõe uma nova realidade em Alegrete a partir de amanhã

A partir desta terça-feira, 18, Alegrete vai vivenciar uma outra realidade, dentre tantas mudanças que aconteceram deste o início da pandemia em março deste ano. A bandeira vermelha, com novas regras de distanciamento controlado, passa a valer a partir de amanhã no Município.

Em reunião na última sexta feira(14), os prefeitos da AMFRO decidiram não recorrer. O prefeito Márcio Amaral disse que, da outra vez quando recorreram o Município teve uma ascensão grande de casos e, devido isso, decidiram manter a bandeira vermelha.

Na bandeira vermelha, as mudanças mais significativas serão quanto a abertura e fechamento do comércio não essencial. Nesta terça-feira(18), o comércio não abre, apenas as atividades essenciais.

E, a  partir da quarta ( 19), o início das atividades será às 9h e o fechamento às 16h, de acordo com Decreto do Governador. Esta nova realidade, vai permanecer enquanto manter a bandeira vermelha e exige que os donos de empresas, em especial, de restaurantes, lanchonetes e outros serviços que, usam produtos com prazo de validade, se organizem para fazer seus pedidos, porque terão menos tempo para isso.

Os consumidores também devem atentar para isso se realmente precisarem sair  e fazer alguma compra no comércio local. Um técnico de informática diz que esse horário vai ser bom e se todos seguirem às regras vai ajudar sim. Ele, também, falou que vão estar mais cedo em casa e menos pessoas nas ruas.

Um lojista, do ramo de calçados, acredita que este horário pode aumentar o número de pessoas no comércio. Mas ele acha positivo a bandeira vermelha, porque poderá  manter às lojas abertas e está aproveitando para fazer lives, ofertar e vender seus produtos pela internet.

Os restaurantes poderão abrir por tele entrega nos horários de funcionamento.

Já o presidente do Centro Empresarial,Francisco Pedroso, diz que com a bandeira vermelha mesmo restringindo o horário do comércio as pessoas poderão trabalhar.- Os do ramo da noite é que vão ficar ainda mais prejudicados, considera.

Na área da saúde, a médica pneumologista  Simone Estivalet Pedroso, que atua direto no atendimento aos pacientes com a Covid -19, em Alegrete, salienta que  se as pessoas obedecerem os protocolos da bandeira a vermelha será válido. -Não adianta todas as restrições se as pessoas continuarem fazendo festinhas, saindo sem necessidades e os casos aumentando. A última informação é de que dos 10 leitos da UTI Covid quatro estavam ocupados.

O comércio varejista não essencial, na bandeira vermelha, fica autorizado a abrir, com restrições, de quarta a sábado, das  9h às 16h. Já restaurantes podem funcionar de segunda a sexta, na faixa de horário do almoço. Já os essenciais, o atendimento será das 8h às 20h.

Com relação ao transporte público, a reportagem tentou contato com a Secretaria de Transporte do Município e não obteve retorno.

O que será permitido na bandeira vermelha

  • Agricultura, Pecuária e Serviços Relacionados
  • Produção Florestal
  • Pesca e Aquicultura

Alojamento

  • Hotéis e similares – com 40% dos quartos
  • Hotéis e similares (em beira de estradas e rodovias) – com 75% dos quartos

Alimentação

  • Restaurantes a la carte, prato feito, buffet sem autosserviço – com 50% dos funcionários, 25% de lotação e somente de segunda a sexta, entre 10h e 16h (nos estabelecimentos em beira de estradas não há restrição de horário de funcionamento)
  • Lanchonetes e lancherias – com 50% dos trabalhadores, e exclusivamente, por drive-thru, tele-entrega e pague e leve
Postos de combustíveis
  • Com 75% dos trabalhadores

Indústria

  • Todos os serviços de indústria liberados com 75% dos trabalhadores, à exceção da extração de petróleo e minerais (com 25% dos trabalhadores) e as indústrias de farmoquímicos e farmacêuticos, que podem funcionar com 100% dos trabalhadores

Transporte

  • Transporte municipal e metropolitano com 50% da lotação
  • Transporte intermunicipal e interestadual com 50% dos assentos
  • Atividades de correios, serviços postais e similares – com 50% dos trabalhadores
  • Transporte rodoviário de carga – com 100% dos trabalhadores

Educação

  • Apenas funcionamento remoto, à exceção de atividades práticas essenciais para conclusão de curso: pesquisa, estágio curricular obrigatório, laboratórios e plantão, conforme protocolos.

Academias de ginástica

  • 25% dos trabalhadores e atendimento individualizado (16m² por aluno) – inclusive em clubes

Bancos e imobiliárias

  • Bancos, lotéricas e similares – com 50% dos trabalhadores
  • Imobiliárias e similares – com 25% dos trabalhadores (apenas teleatendimento)

Serviços de higiene pessoal

  • Cabeleireiro e barbeiro com 25% dos trabalhadores, atendimento via agendamento, e distância mínima de 4 metros entre os clientes

Manutenção e lavanderia

  • Reparação e manutenção de objetos e equipamentos com 25% dos trabalhadores
  • Lavanderias e similares com 25% dos trabalhadores

Petshop

  • Serviços de higiene e alojamento de animais domésticos com 25% dos trabalhadores e via agendamento

Outros serviços

  • Serviços de auditoria, consultoria, engenharia, arquitetura, publicidade e outros – 25% dos trabalhadores (apenas teleatendimento)
  • Serviços profissionais de advogacia e de contabilidade – com 50% dos trabalhadores

Serviços religiosos

  • Missas e serviços religiosos com máximo de 30 pessoas
  • Funerária com 100% dos trabalhadores

Comércio (itens essenciais)

  • Comércio atacadista – com 50% dos trabalhadores
  • Comércio varejista de rua – com 50% dos trabalhadores
  • Centro comercial e shopping (apenas venda de produtos essenciais) – com 50% dos trabalhadores
  • Mercados, açougues, fruteiras, padarias e similares – com 50% dos trabalhadores

Comércio (itens não essenciais)

  • Comércio atacadista, varejista de rua, centros comerciais e shopping – podem funcionar com 25% dos trabalhadores e atendimento presencial restrito de quarta-feira a sábado, das 10h às 16h, respeitando teto de ocupação
Outros setores
  • Vigilância e segurança com 75% dos trabalhadores
  • Serviços para edifícios (limpeza, manutenção) com 50% dos trabalhadores
  • Call-center com 50% dos trabalhadores (apenas teleatendimento)

Foto: Alex Lopes