
O projeto Celular na Caixinha, um Ato de Amor. Tudo começou a mudar em 2015 quando a direção da Escola, junto com a orientadora educacional observou dificuldade de concentração, das brincadeiras de mau gosto, do bullying por parte de alguns alunos do Fundamental II, por meio do uso do celular em sala de aula.
Super Théo, prematuro de 25 semanas e 810g, vai para casa depois de 4 meses na UTI NEO
E mesmo sabendo que os alunos são da era digital era preciso fazer algo para que os estudantes mudassem certos comportamentos que estavam ligados diretamente ao uso de celular. Em 2015 quando assumiu a Orientação Educacional na EMEB Luiza de Freitas Valle Aranha, diz a professora Marta Rosa, entendemos que teríamos que mudar a conduta dos alunos em relação ao uso inadequado dos celulares dentro da sala de aula”. Ela explica que foi criado um regramento para tal uso e com postura se formam cidadãos conscientes na busca de um aprendizado significativo, atesta..

Celular na caixinha na EMEB Luiza de Freitas Valle. Alegrete/RS
Nesse sentido, reuniram a comunidade escolar, pais, professores, CPM e Conselho Escolar para encontrar uma maneira de minimizar o uso dos celulares dentro da sala de aula, comenta a professora Marta Irion da Rosa.
O objetivo principal do Celular na Caixinha, na EMEB Luiz de Freitas Valle foi e evitar o uso indevido do aparelho dentro da sala, envolvendo a equipe gestora, pais, professores e alunos na busca de uma construção e desenvolvimento de ações de conscientização. Para isso foi realizado palestras e roda de conversa para conscientizar os alunos da importância deles se concentrarem na aulas.
Isso também gerou atitudes de respeito e solidariedade dentro da sala de aula; estimulou a concentração e conscientizou o uso adequado do celular. Para atender os objetivos propostos, diz a professora, iniciamos a partir da conscientização dos pais, na primeira reunião de inicio do ano letivo. E todos os anos são renovados os posicionamentos da Escola com a comunidade diante do registro em ata. Na sequência foi realizado uma série de atividades com os alunos: palestras, roda de conversa com o questionamento de qual a importância do uso do celular na vida deles e suas conseqüências no rendimento escolar.
E os resultados começaram surgir e percebe –se que, gradativamente, os alunos passaram a prestar mais atenção nas aulas. Foi observado, ainda, uma maior interação entre os colegas e o reconhecimento da família em relação a postura do filho sobre o comportamento dentro do seio familiar. Ao chegar em sala de aula o aluno deixa o seu celular em uma caixinha, pegando no recreio e devolvendo, quando retorna as atividades novamente à caixa.
Esses resultados, diz a diretora Sonia, demonstram a importância entre a escola e a família em proporcionar estratégias que efetivamente contribuam para o ensino/aprendizagem. Destacamos que tivemos uma melhora significativa no aprendizado, no comportamento e na concentração. Com aumento do Ideb desde 2015 até o presente ano. O aluno tem a responsabilidade de depositar o celular na caixinha. Palavras-chave: celular, rendimento escolar, aprendizado.