Os chás são o xodó de muitas pessoas, e muitas delas preferem o chá a outras bebidas como refrigerantes e chimarrão, por exemplo. Já sabemos que cada chá possui os seus ativos e nutrientes capazes de fazer bem ou não à saúde, e chegou a vez da hortelã.
Benefícios do chá de hortelã:
- Melhora a digestão: o chá ajuda a relaxar os músculos do estomago e intestino, fazendo com que as contrações que causam dor e mal estar diminuam. Sintomas como vômitos, náuseas, gases e inchaço também podem ser diminuídos com o chá de hortelã.
- Ajuda a aliviar dores de cabeça: o chá possui propriedades analgésicas e anti-inflamatórias que acabam ajudando a diminuir dores de cabeça, inclusive enxaquecas.
- Ajuda a tratar gripes e resfriados: o hortelã possui propriedades anti-inflamatórias, antivirais, descongestionantes e expectorantes, fazendo com que sintomas como tosse e dores de garganta diminuam.
- Alivia os sintomas da TPM: como ele possui essas propriedades que relaxam os músculos, as cólicas diminuem a duração e intensidade.
- Melhora a saúde mental: ele possui óleos essenciais chamados mentol ementona, que ajudam a estimular o sistema nervoso central e, consequentemente, a diminuir o cansaço mental.
- Ajuda no tratamento de infecções: devido à presença de óxido de piperitona, o chá colabora com o tratamento de infecções causadas por parasitas. Além disso, pode atuar como bactericida e antifúngica.
Como fazer chá de hortelã:
- Ingredientes:
– 2 xícaras de água
– 15 folhas de hortelã
– 1 colher de chá de açúcar ou mel
– 2 colheres de sopa de suco de limão natural e sem açúcar
- Modo de preparo:
– Primeiro separe as folhas de hortelã e lave em água corrente (sem esfrega-las).
– Aqueça a água até começar a ferver, adicione as folhas de hortelã e deixe tampado por 5 minutos.
– Por último adicione o açúcar ou mel e o suco do limão, misture bem e sirva. Também pode ser tomado gelado.
Geovanna Valério Lipa