Coleta Seletiva: é preciso saber como separar os resíduos para colocar nos contêineres

A Coleta Seletiva de resíduos está a pleno vapor em Alegrete. Boa parte da população aprovou a iniciativa, porém alguns problemas já afetam o sistema de recolhimento e até depredações de contêineres em vários pontos já foram notificadas pela prefeitura.

Um problema que parece não ter fim é quanto ao descarte. A reportagem do Portal Alegrete Tudo foi às ruas e constatou diversas irregularidades. Resíduos orgânicos misturado com recicláveis, o que está dificultando o trabalho dos garis. 

A população precisa ficar atenta ao tipo de material que pode ser descartado em cada contêiner. No AZUL,  somente resíduos secos como papéis (jornais, revistas, papelão, caixas de leite e outras embalagens tetrapack); plásticos (garrafas pet, sacos e sacolas plásticas, potes, etc); vidros (garrafas, copos, frascos de vidro, espelhos devidamente embalados) e metais (latas de alumínio, latas de conserva e de produtos alimentícios).

Nos contêineres de cor MARROM devem ser descartados somente os resíduos orgânicos (restos de alimentos não temperados, erva mate, cascas de ovos e frutas, borra de café) e rejeitos (papel higiênico, absorventes, lenços e fraldas usadas).

Os fiscais da Secretaria de Meio Ambiente, servidores e integrantes das cooperativas de catadores visitaram os estabelecimentos e residências para orientar sobre o funcionamento, dias de coleta e como deve ser feita a separação.

A colaboração da população, não retirando os contêineres dos locais que foram colocados pela Administração Municipal, e evitando que o lixo transporte dos coletores é importante, até para os resíduos não se espalharem na rua, como foi observado em diversos pontos no centro da cidade. Sugestões sobre a coleta podem ser feitas pelo telefone 3961 1682. 

Júlio Cesar Santos