
Com o tema, Nos tempos de 23 em alusão a Revolução que teve um de seus combates aqui na ponte Borges de Medeiros, a coordenação já articula o que acredita que será um grande evento. Cavalarianos, prendas, bailarinos e tradicionalistas se envolvem na preparação e apresentação desta festa que tem encenações em plena praça pública. Este ano será no dia 18 de setembro na Praça Getúlio Vargas.
Há um tempo bem mais próximo, que a 3ª Capital Farroupilha, além do tradicional desfile de cavalarianos, do dia 20 de setembro, realiza o temático, sendo uma das poucas cidades gaúchas a fazer este evento na Semana dos Festejos.
Cavalo machucado morre em lamaçal às margens do Ibirapuitã

Cléo Trindade, que coordena os festejos, diz que realmente é um grande evento e de que a cidade é pioneira em realizar este grande envolvimento tradicionalista e cultural que leva mais de 10 mil pessoas para prestigiar. Ele destaca que o comprometimento das pessoas é o diferencial que ajuda para que façam sempre um espetáculo de encher os olhos, fazendo jus ao título de Alegrete ser conhecida como a mais gaúcha das cidades do Rio Grande do Sul.
Imagens de arquivo do PAT