Descarte de cães virou rotina no Durasnal e em estradas próximas

Abandonar ou maltratar animais é crime previsto pela Lei Federal nº 9.605/98.

Os cães são os melhores amigos do homem, mas o homem é o que do animal? Algumas pessoas tratam os animais como simples coisas e, por esse motivo os descartam de forma desumana.

Na última semana a reportagem do PAT recebeu várias denúncias de animais abandonados na localidade do Durasnal, em Alegrete.

Conforme a moradora, isso tem acontecido com uma certa frequência e, embora ela e outros moradores tenham adotados alguns dos animais, pela demanda que está neste ano, eles não têm condições de cuidarem de todos e, muitos acabam morrendo na BR290, atropelados.

Temperatura amena lotou praças, parques e bares; fiscalização não deu conta

A jovem que falou com a reportagem disse o quanto essa situação têm deixado todos envolvidos preocupados e, acredita que muitos animais são deixados na estrada de acesso às casas. Entretanto, eles ainda não flagraram o momento do descarte, apenas encontram os animais, alguns em sacos, machucados, debilitados, muitos são filhotes. O último cão resgatado na semana passada estava com as duas patinhas quebradas, eles improvisaram talas e o alimentaram, mas acrescentam que não há como dar abrigo a todos e isto tem assustado os moradores daquela região. Esse tipo de crime, acontece, também, na cidade e no Balneário Caverá.

Além do sofrimento a que são submetidos, os animais abandonados representam uma série de problemas para a saúde pública, já que podem transmitir zoonoses como raiva, esporotricose, leishmaniose e leptospirose. Isso sem contar nos problemas como acidentes de trânsito, sujeira, ataques a pessoas, entre outros.

Abandonar ou maltratar animais é crime previsto pela Lei Federal nº 9.605/98. Vale lembrar que uma nova legislação, a Lei Federal nº 14.064/20, sancionada em setembro do ano passado, aumentou a pena de detenção que era de até um ano para até cinco anos para quem cometer este crime.