Produtores de cinema e televisão estrangeiros chegaram em Alegrete nesta quarta-feira (7) para dar início as gravações de um documentário, intitulado “El último Gaúcho”. A ideia é retratar a história e o costume dos povos dos pampas, relembrando fatos históricos que marcaram o Rio Grande.
O produtor e antropólogo mexicano Geraldo Juarez, da Cidade do México, e o produtor uruguaio Matias Baridon, de Montevidéu, estiveram visitando o portal Alegrete Tudo na manhã desta quarta-feira (07) e contaram como será o trabalho.
Os profissionais de TV e Cinema que trabalham para o Discovery Channel intentam apresentar o projeto assim que estiver pronto para o canal. “Apesar de trabalharmos para o canal, esse é um projeto nosso, que vamos apresentar a eles, se aprovarem, vai passar na telinha”, revela Juarez.
Ao ser questionado de como vieram parar no Alegrete, contam que foi uma indicação do prefeito de Cachoeirinha, que na ocasião gravou um documentário que relata a questão da drogadição. intitulado “Minha adição, minha maldição”, que foi ao ar pelo Discovery e em seguida recebeu premiação num festival da China. Na ocasião o prefeito sugeriu que eles viessem conhecer o Alegrete para gravar um documentário sobre a história do gaúcho.
O documentário, que vai ter 6 capítulos, será baseado na história de três gaúchos, um uruguaio, um argentino e um do Alegrete, que se encontram nas andanças da vida e cavalgam juntos por um período de 10 dias.
No decorrer contam suas histórias de vida, de seus ancestrais e de seus costumes, pois apesar dos três serem “gaúchos”, são de povos diferentes. “A ideia é que fique bem claro que apesar das semelhanças, há uma diferenças entre o gaúcho daqui, que a meu ver é o mais tradicional, do que os da Argentina e do Uruguai”, destaca Juarez.
O produtor destaca ainda que desejam mostrar que apesar de toda modernidade e tecnologia nos tempos atuais, os costumes e a cultura ainda são preservadas por aqui. “Por isso escolhemos Alegrete, por ser considerada a cidade mais gaúcha do Rio Grande do Sul”, conta.
Auxiliados do radialista e cantor nativista Gerson Brandolt vão visitar fazendas e locais que retratem a cultura do povo gaúcho, bem como gravar cenas com depoimentos de personalidades do Alegrete.
Juarez e Matias dizem que são fascinados pela história e cultura do povo gaúcho e que são adeptos ao bom e velho chimarrão. Ainda não há um previsão de quanto tempo levarão para gravar o documentário e de quando vai ao ar, mas brincou dizendo que até o final do ano estará na telinha.