Dois bares são autuados por descumprirem protocolos da pandemia em Porto Alegre

Segundo a Guarda Municipal, embora os estabelecimentos não estivessem com a lotação excedida, frequentadores estavam em pé, sem distanciamento, e utilizando a pista de dança, o que é proibido dentro das normas de segurança sanitária.

Dois bares foram autuados, entre a noite de sexta-feira (28) e madrugada deste sábado (29), no Centro de Porto Alegre. Segundo a Guarda Municipal, embora os estabelecimentos não estivessem com a lotação excedida, eles não estavam cumprindo os protocolos estabelecidos devido à pandemia de Covid-19.

A Guarda informou que os frequentadores estavam em pé, sem distanciamento, e utilizando a pista de dança, o que é proibido dentro das normas de segurança sanitária.

As autoridades disseram que os bares ficam próximos um do outro, na Praça Parobé, em frente ao Mercado Público Municipal.

A autuação dos estabelecimentos foi feita pela Guarda Municipal, Brigada Militar, Empresa Pública de Transporte e Circulação de Porto Alegre (EPTC) e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET). A ação conjunta vem sendo realizada aos finais de semana durante a noite.

“Precisamos estar atentos à movimentação das pessoas e dos estabelecimentos comerciais da Capital, é necessário o cumprimento dos protocolos estabelecidos para que possamos contemplar a segurança sanitária da população e, ao mesmo tempo, mantermos o desenvolvimento econômico e o lazer”, afirma o Comandante da Guarda Municipal, Marcelo do Nascimento Silva.

Porto Alegre e as cidades da Região Covid 10 adotaram protocolos próprios de enfrentamento à pandemia, conforme é permitido pelo estado no sistema 3 As de Monitoramento. As regras determinam que não é permitida a permanência de clientes em pé em bares e casas noturnas.

Na madrugada de quinta-feira (27), a Guarda Municipal encerrou um baile funk com cerca de 400 pessoas no bairro Sarandi, na Zona Norte da Capital. Segundo as autoridades, as pessoas estavam aglomeradas, sem máscara, descumprindo as medidas de prevenção ao coronavírus.

A Guarda Municipal de Porto Alegre informou que denúncias devem ser feitas pelos telefones: 153 ou 156.

Fonte: G1