
Extensa fila se forma por volta das 6h, horário em que é necessário para garantir uma das 35 fichas para atendimento normal e mais 10 preferenciais (Idosos, gestantes, crianças e PNE), disponibilizadas diariamente.

“Terça cheguei por volta das 7h10min e não consegui atendimento”, resigna-se um jovem de 19 anos que busca o RG para buscar uma vaga de emprego.
“Vim cedo antes das 6h, fiquei no carro com meu esposo. Vamos tirar o registro da nossa filha. Consegui a ficha”, destacou à reportagem uma comerciária de 39 anos, que está em férias.
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“A gente precisa do documento. A minha antiga não aceitam mais, daí vim fazer outra”, disse Paulo Silva, que chegou depois das 6h na fila desta quinta-feira (23). Muitas pessoas reclamam da demora no atendimento e das poucas fichas pela demanda que aumentou neste mês de janeiro. O local é estreito no corredor e quando da entrega das senhas a movimentação é intensa no prédio. Com pouca iluminação e ventilação dezenas de pessoas ficam aguardando atendimento, alguns em pé, outros sentados nos bancos de madeira.

A reportagem buscou informações com a assessoria de comunicação do IGP, que destacou a alta demanda que ocorre em todo Rio Grande do Sul. O Instituto credita que muitos cidadãos procuram atualizar suas carteiras de identidade para a nova versão nacional do RG, que já passou a ser implementada.
Nessa época, no começo do ano é comum que haja maior movimento devido a matrículas escolares e outras necessidades administrativas. “Estamos atendendo da forma mais célere possível”, pontuou a assessoria do IGP-RS.
Em Alegrete. o Posto de Identificação atende do horário das 8h às 14h, de segunda à sexta. O agendamento é por ordem de chegada.